A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) passa a disponibilizar a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) na Unidade de Telessaúde Caetés, no Benedito Bentes. A estratégia é eficaz para a prevenção ao HIV, permitindo que pessoas sexualmente ativas reduzam significativamente o risco de infecção. O tratamento, que já é disponibilizado no Bloco I do Pam Salgadinho, ganha mais esse local em Maceió.
O tratamento envolve o uso contínuo da medicação, garantindo uma proteção eficaz quando tomado corretamente. Além disso, quem adere à PrEP tem acesso a consultas regulares com profissionais de saúde, onde pode esclarecer dúvidas, realizar exames periódicos e receber orientações sobre saúde sexual.
“A PrEP é recomendada para pessoas a partir de 15 anos, com peso corporal igual ou superior a 35 kg, que tenham vida sexualmente ativa e apresentem risco de infecção pelo HIV. Além desse tratamento preventivo, os parceiros de pessoas já diagnosticadas pelo HIV podem ter acesso ao tratamento no Hospital Escola Hélvio Auto, Hospital Universitário e Clínica da Família João Fireman”, explica Lílian Carnaúba, gerente da Unidade de Telessaúde Caetés.
A SMS reforça que a informação e a prevenção são os principais aliados na redução da transmissão do HIV. Por isso, é fundamental que a população tenha acesso a orientações e busque os serviços de saúde sempre que necessário. Além da PrEP, os postos de atendimento oferecem suporte integral para diagnóstico e tratamento de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), garantindo um acompanhamento adequado para cada caso.
Como ter acesso a PrEP?
Para iniciar o tratamento, a pessoa interessada deve procurar uma Unidade de Saúde e realizar a testagem rápida para HIV, além de outros exames necessários. Se o teste de HIV for negativo, a PrEP será disponibilizada para um período inicial de 30 dias. A medicação deve ser tomada conforme a recomendação médica, garantindo sua eficácia. O acesso à PrEP é gratuito e garantido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), reforçando o compromisso com a prevenção e o cuidado com a saúde da população.
A PrEP faz parte das estratégias de prevenção combinada adotadas pelo Ministério da Saúde e está disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Seu uso, aliado a outras medidas como o uso de preservativos e a testagem regular, fortalece a luta contra o HIV/AIDS e promove mais autonomia para que as pessoas cuidem da própria saúde sexual.
Fonte: Ascom SMS