O Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia de Maceió realizou, nesta segunda-feira (10), sua primeira reunião de 2025. O encontro teve como pauta a apresentação dos resultados da Secretaria Municipal de Estratégias Disruptivas, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedciti) referentes a 2024, além da definição da periodicidade das reuniões do colegiado e das estratégias para implementação do sandbox da capital.
Durante a reunião, o secretário de Ciência e Tecnologia de Maceió, Sergio Cavalcante, que também presidente do Conselho, destacou a importância da entidade para o fortalecimento da inovação no município. “Nosso objetivo é consolidar Maceió como um polo de referência em tecnologia e inovação, criando oportunidades para o desenvolvimento sustentável e fomentando parcerias estratégicas entre os setores público e privado”, afirmou.
O representante da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação em Alagoas (Assespro) enfatizou a relevância da colaboração entre as instituições para o avanço da ciência e tecnologia na cidade. “A inovação é um elemento fundamental para o desenvolvimento de Maceió, tendo em vista que há transversalidade em relação às outras áreas. Então, vamos buscar ideias para que possamos, de forma efetiva, criar ações para tornar a nossa cidade ainda mais inteligente”, disse Jean Paul.
A representante da OAB/AL ressaltou a parceria com a Prefeitura de Maceió para garantir segurança jurídica às iniciativas inovadoras. “A volta das atividades do Conselho é essencial, pois ele é um instrumento importante para o desenvolvimento social e para o empreendedorismo na nossa cidade. É um espaço de diálogo entre os setores acadêmico, governamental e empresarial”, pontuou Nathalia Peixoto.
Entre os encaminhamentos, foi reforçada a necessidade de indicação de professores com expertise em finanças e mobilidade urbana para contribuir com os desafios de inovação aberta de 2025, além da escolha de um representante do Conselho para integrar o Comitê do Sandbox Regulatório de Maceió.
Também participaram da reunião, Tâmisa Vicente, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal); Carlos Lima, da Assespro; Bruno Nunes, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal); Eliana Sá, da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea); Íria Almeida, do Sebrae Alagoas; Silvia Uchôa, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal); e Kathia Rebelo, do Cesmac.
Fonte: Ascom Sedciti