O Departamento Estadual de Aviação, com o apoio da Escola Superior de Polícia Civil de Alagoas, realizou o Treinamento de Nivelamento Operacional para a equipe de TASA (Transporte, Apoio e Suprimento Aéreo). A instrução tem como objetivo qualificar e alinhar os conhecimentos dos policiais civis e militares que integram as operações aéreas do Estado de Alagoas.
O treinamento contou com o apoio de integrantes dos grupamentos aéreos da Polícia Civil e da Polícia Militar. A capacitação aconteceu nos dias 17, 18 e 19 deste mês e teve como como foco a preparação dos agentes para atuar em serviços de apoio de solo, apoio operacional, abastecimento de aeronaves e participação em operações de cumprimento de mandados de busca e prisão, além de ações ostensivas com suporte aéreo do Departamento Estadual de Aviação.
O Treinamento de Nivelamento Operacional foi coordenado pela Diretoria de Ensino do DEA, liderada pelo major Felipe Dórea, e contou com a participação de uma equipe integrada de instrutores da Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar.
Entre as atividades, os participantes tiveram a oportunidade de aprender e praticar a desmontagem e montagem de primeiro escalão de armamentos, incluindo pistolas Glock 9mm e .40, carabina IA2 5.56 IMBEL e espingarda calibre 12.
Além disso, receberam instrução sobre os diferentes tipos de munição e a teoria do tiro, compreendendo os princípios que garantem precisão e segurança no manuseio de armas.
"O treinamento constante das nossas equipes é fundamental para garantir operações aéreas seguras e eficazes. A atuação conjunta entre as forças de segurança exige que cada agente esteja devidamente preparado para lidar com diferentes cenários, seja no apoio operacional, no resgate aeromédico ou em ações de segurança pública”, destacou o coronel André Madeiro, diretor-presidente do Departamento Estadual de Aviação.
O treinamento também abordou técnicas individuais e táticas em duplas, fundamentais para atuação em cenários operacionais, além de procedimentos de abordagem policial e prática de tiro em situações reais.
Outra parte essencial da capacitação foi a instrução teórica e prática para a preparação de zonas de pouso de helicóptero, garantindo que os agentes estejam aptos a operar com aeronaves em diferentes tipos de terreno e condições.
“Com essa capacitação, reforçamos não apenas a técnica e o conhecimento dos nossos profissionais, mas também fortalecemos a integração entre os grupamentos, promovendo uma resposta rápida e eficiente às demandas da população alagoana", ressaltou o policial civil, Márcio Albuquerque Lima, integrante da Diretoria de Ensino do DEA.
A iniciativa reforça o compromisso das forças de segurança do Estado com a capacitação contínua de seus agentes, garantindo maior eficiência e segurança nas operações aéreas realizadas em Alagoas.
Fonte: Ascom DEA