O presidente da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Luiz Neto, representou Alagoas durante o evento P3C PPPs e Concessões – "Investimentos em Infraestrutura no Brasil", que ocorre nos dias 24 e 25, na B3 e no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.
Neto participou como palestrante do painel "Água e Esgoto: Como destravar os modelos de regionalização e tornar viável economicamente novos projetos do país?", onde compartilhou as experiências bem-sucedidas de Alagoas na implementação de Parcerias Público-Privadas (PPPs) e concessões no setor de saneamento.
"Nós apresentamos as particularidades das concessões efetuadas no Estado, os modelos que adotamos, bem como as oportunidades para ambos os setores, tanto público quanto privado, e tratamos também de como tudo isso foi feito em consonância com o Marco Legal", explicou o presidente da Casal.
Durante sua apresentação, Luiz Neto destacou como Alagoas se tornou referência nacional ao ser um dos primeiros estados a conceder para a iniciativa privada os serviços de distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto, mantendo a estatal no processo de captação e tratamento de água. Essa estratégia permitiu angariar recursos e acelerar a universalização dos serviços para a população alagoana.
"Participar do P3C PPP's e Concessões, um dos maiores eventos do Brasil sobre o tema, é uma grande oportunidade para mostrar o avanço de Alagoas na regionalização do saneamento. Nosso estado tem sido referência nacional, demonstrando como a concessão das unidades regionais e da Região Metropolitana de Maceió foi essencial para destravar investimentos e acelerar a universalização dos serviços. Seguimos firmes, representando a Casal e Alagoas, compartilhando esse case de sucesso com todo o país, sempre alinhados às políticas prioritárias do Governo Paulo Dantas." afirmou Neto.
O painel contou também com a participação de outros especialistas no setor, como Maurício Portugal, sócio da Portugal Ribeiro & Jornão Advogados; Thiago Nykiel, sócio da InfraWay; André Rossi Machado, coordenador de relações institucionais e comunicação do Instituto Trata Brasil; e Denilson Campello, diretor de parcerias com o setor privado do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.
O P3C 2025 reuniu cerca de 1.200 participantes, 171 palestrantes distribuídos em nove palcos, oferecendo 32 painéis de discussão. O evento é especializado no mercado de PPPs e Concessões, focado nos investimentos em infraestrutura no Brasil, e reune empresas, entidades e governos para debater soluções que tornem o ambiente de negócios mais previsível e seguro para investidores.
Vale ressaltar que esta não é a primeira vez que o presidente da Casal apresenta os cases de sucesso de Alagoas em eventos nacionais. Em ocasião anterior, Luiz Neto também foi palestrante do evento "Universalização do Saneamento – Novo Marco Legal – P3C", realizado em Brasília, onde expôs os arranjos institucionais de saneamento no estado e alguns contratos exitosos.
Fonte: Ascom Casal