A Praia de Guaxuma, em Maceió, ganhou mais uma moradora ilustre, na última quarta-feira (19). Trata-se de uma Tartaruga-cabeçuda, da espécie Caretta caretta, resgatada pelo Instituto Biota, na Praia de Japaratinga, devido a ferimentos causados por atitudes humanas. A Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) acompanhou a soltura, firmando a parceria em ações que envolvem o ecossistema marinho.
Durante três meses, o réptil foi tratado no Centro de Reabilitação do Instituto Biota de Conservação, onde recebeu cuidados, alimentação à base de crustáceos e passou por exames essenciais para recuperação. A soltura ocorreu na praia de Guaxuma, em um trabalho emocionante, acompanhado por especialistas e pelo público presente.
Kedyna Tavares, diretora-executiva da Alurb, relatou a emoção de acompanhar o trabalho de soltura. "A prefeitura vem fortalecendo os projetos voltados ao meio ambiente, principalmente com o ecossistema marinho, a exemplo do Biota, para que ações como esta sejam cada vez mais frequentes. E, acompanhar uma soltura de tartaruga que enfrentou atitudes humanas negativas é uma felicidade imensa. Essas atividades mostram que estamos cuidando da preservação de gerações futuras e fortalecemos a preservação de um bioma tão rico, como o marinho", disse.
O presidente do Biota, Bruno Stefanis, destacou a importância da colaboração do município de Maceió para a proteção da fauna marinha. "O animal, antes da soltura, teve suas medidas coletadas, foi pesado e recebeu anilhas de marcação que são cadastradas em banco de dados nacional para que seja reconhecido, se ela vier a encalhar novamente. O apoio da prefeitura vem sendo fundamental para a realização destes trabalhos. É superimportante a parceria com o poder público para trabalhos de conservação do meio ambiente, pois esse recurso é de todos e todos devemos cuidar", afirmou.
"Ações como essa são a oportunidade para que todos possam aprender que no nosso litoral, aqui em Maceió, a gente tem a presença de várias espécies e que elas precisam de cuidados especiais para sobreviver às atitudes humanas. A educação ambiental é essencial nesse quesito, orientando os cidadãos a preservar as praias e mantê-las limpas", completou a diretora.
A Alurb atua diariamente em ações que preservam a cidade e seus ecossistemas. Através de atividades de educação ambiental e fiscalização, além da coleta em pontos críticos de descarte irregular e reforça o compromisso em preservar o meio ambiente e evitar que atitudes negativas sejam prejudiciais à natureza.
Fonte: Ascom Alurb