Dólar com. 5.6931
IBovespa 3
28 de abril de 2025
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governo de Alagoas lança nesta segunda editais para 180 bolsas de pós-graduação
26/03/2025 às 08h00

Geral

IMA participa de plano para preservação e reintrodução de Papagaio-do-mangue e Papagaio-chauá em Alagoas

Órgão integra ações do MPAL para reintrodução de espécies ameaçadas na Mata Atlântica

Um novo viveiro de aclimatação será implantado na região do Niquim nos próximos meses Ascom IMA/AL

O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) participou, nesta segunda-feira (17), da reunião inicial do Plano de Ação Estadual (PAE) do Papagaio-do-mangue e da ampliação do PAE do Papagaio-chauá, promovida pelo Ministério Público Estadual de Alagoas (MPAL). A iniciativa faz parte do Programa de Atuação Ministerial para Conservação de Espécies Ameaçadas, e tem como objetivo fortalecer a reintrodução dessas aves na Mata Atlântica.

No encontro, que reuniu diversas instituições parceiras, o promotor Alberto Fonseca, titular da 4ª Promotoria de Justiça da Capital (Defesa do Meio Ambiente), analisou com os participantes a minuta do plano de manejo para o Papagaio-do-mangue. O documento ainda passará por ajustes antes da distribuição das competências entre os envolvidos.

“O objetivo é tornar a mata novamente viva e vibrante, com o som dos animais, com a vegetação preservada e crescendo, com diversidade, como sempre foi e deveria ser”, ressaltou o promotor Alberto Fonseca.

O núcleo de gestão faunística do IMA/AL também esteve representado na reunião pelo técnico Rafael Cordeiro, que acompanha as ações voltadas à preservação das espécies em Alagoas.

Para o assessor técnico do IMA, a participação do órgão no programa é essencial para garantir a preservação do papagaio e de seu habitat. “O IMA tem um papel fundamental na conservação da fauna e da flora do estado. Essa iniciativa reforça nosso compromisso com a biodiversidade e a necessidade de ações concretas para reverter a ameaça de extinção dessas espécies”, destacou.

Expansão do PAE chauá

Durante a reunião, os parceiros confirmaram o interesse em expandir o PAE do Papagaio-chauá. Um novo viveiro de aclimatação será implantado na região do Niquim nos próximos meses para abrigar temporariamente as aves antes da soltura.

Após a reintrodução na natureza, o trabalho seguirá com monitoramento, segurança e pesquisas para avaliar a adaptação dos animais. “Já temos uma experiência exitosa de reintrodução de 20 exemplares do Papagaio-chauá em uma área de mata da Usina Coruripe, no Litoral Sul, o que nos deixa ainda mais confiantes de que esse Plano pode ser expandido para outras áreas do estado propícias ao desenvolvimento dessa espécie”, comentou a promotora Lavínia Fragoso.

Uma nova reunião de trabalho será realizada ainda neste semestre para definir as próximas etapas da ampliação do PAE do Papagaio-chauá. A expectativa é de que o viveiro fique pronto nos próximos meses para receber os animais.

Os planos de Ação Estadual do Papagaio-chauá e do Papagaio-do-mangue são resultado de parcerias entre o MPAL, IMA, Projeto Arca do CEP, Museu de Zoologia da USP, Fundação Lymington, Instituto para o Desenvolvimento Social e Ecológico (IDESE), Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) da PM/AL, Instituto para Preservação da Mata Atlântica (IPMA), Prefeitura de Coruripe, Usinas Coruripe, Caeté, Sumaúma e Utinga, Grupo Luiz Jatobá, Ibama e Comissão de Bem-estar Animal da OAB/AL.


Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2025 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]