O governador Paulo Dantas e a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, receberão, na próxima segunda-feira (31), gestores municipais de Educação e equipes técnicas para celebrar os resultados expressivos obtidos na última edição do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), bem como traçar a trajetória rumo à Caravana do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2025, com o olhar voltado às novas metas educacionais. O evento terá início às 9h, no Centro de Convenções, em Jaraguá.
“Tivemos muitos avanços no IDEB 2023, superando as metas estimadas: ficamos em 9º lugar no ranking nacional dos anos iniciais do ensino fundamental; em 7º nos anos finais do ensino fundamental e alcançamos o 15º melhor IDEB ensino médio do Brasil. Avançamos em quase 200% na fluência leitora de estudantes do 2º ano do ensino fundamental da Rede Pública. Estes números, que foram elogiados inclusive pela comitiva do Ministério da Educação em sua visita a Alagoas, são consequência de uma parceria sólida que temos com os municípios alagoanos por meio do Regime de Colaboração. E será ainda mais fortalecida este ano, quando teremos a aplicação do SAEB 2025”, pontua a secretária Roseane Vasconcelos.
Coletânea
Na ocasião, além de revisitar os números alcançados e compartilhar conquistas, haverá o lançamento da coletânea “Alagoas Encanta O Mundo Inteiro: Palavra Rendada”. A coleção inédita e totalmente alagoana foi escrita por professores locais, voltada à didática de Língua Portuguesa, de caráter complementar, visando atingir o ciclo de alfabetização, ou seja, alunos de 1º e 2º anos do ensino fundamental, em todas as escolas públicas do Estado, destinada tanto aos estudantes quanto aos professores. Os municípios presentes receberão kits.
A obra traz, ainda, aspectos relevantes da cultura local e respeita os direitos de aprendizagem destes pequenos, sob o olhar e a escrita de professoras autoras das redes públicas de todo o Estado.
A iniciativa integra o programa Criança Alfabetizada, do Governo de Alagoas, em parceria com as Associações Bem Comum e Nova Escola, e busca fortalecer toda a rede pública no alcance da principal meta: a alfabetização das crianças na idade certa: até os 7 anos de idade.
Palestra
O ponto de culminância do evento será a palestra de Cleuza Repulho, conselheira da Capes e consultora da Unesco e da Fundação Lemann, instituição parceira da Educação em Alagoas. Ela trará todo conhecimento e experiência enquanto especialista em Educação e Gestão na Diretoria de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e conselheira do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Fonte: Manuella Nobre / Ascom Seduc