Dólar com. 5.6914
IBovespa 3
02 de abril de 2025
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel STF decide que prática de revista vexatória em presídios é ilegal
01/04/2025 às 16h00

Geral

Projeto Saber + Saúde da Uncisal alerta para os danos da desinformação

Iniciativas como o Vacinazap buscam combater fake news e reforçar a confiança na ciência e no SUS

O Projeto de Extensão Saber + Saúde da Uncisal visa promover a educação em saúde e combater a desinformação Ascom Uncisal

“Mentir sobre saúde não é só uma brincadeira, é uma ameaça à vida das pessoas”. Com essa afirmação, a coordenadora do Projeto de Extensão Saber + Saúde (PESMS) da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), professora Amanda Macêdo, abre um debate urgente sobre os impactos da desinformação em saúde, especialmente quando se trata de vacinas e políticas públicas de imunização. O dia 1º de abril, tradicionalmente conhecido como o Dia da Mentira, serve como um lembrete das consequências reais das mentiras em um momento crítico para a saúde pública.

Durante os últimos anos, as redes sociais se tornaram um terreno fértil para a propagação de ‘notícias’ falsas sobre vacinas, tratamentos e a própria pandemia de Covid-19, que há cinco anos, desde o seu início, marcaram um período crítico que evidenciou a força e, ao mesmo tempo, a vulnerabilidade da comunicação em saúde. “A desinformação se espalhou muito mais rápido do que o próprio vírus. E o que estamos vendo agora é o reflexo disso, com uma crescente desconfiança da população em relação a fontes científicas e institucionais, como o SUS e o Programa Nacional de Imunização (PNI)”, explica Amanda Macêdo.

A propagação de fake news sobre vacinas, como a ideia de que elas causam infertilidade ou implantam chips, gerou um impacto profundo na confiança da população. “Fomos confrontados com um cenário em que muitos profissionais de saúde passaram a questionar informações estabelecidas, preferindo se apoiar em mensagens compartilhadas nas redes sociais em vez de nas evidências científicas”, afirma a coordenadora do Projeto de Extensão Saber.

Em resposta a esse problema, o projeto Saber + Saúde lançou o Vacinazap, um canal direto via WhatsApp que oferece informações confiáveis sobre vacinas, calendário vacinal e locais de vacinação. “No Vacinazap, buscamos oferecer respostas rápidas e esclarecedoras, com base em dados científicos. A ideia é combater as mentiras de forma acessível e prática para todos”, comenta Larissa Varella, aluna extensionista de Medicina que participa da iniciativa.

Além de ser uma ferramenta de combate à desinformação, o Vacinazap também tem um forte caráter inclusivo, oferecendo orientação sobre vacinação a pessoas de todas as regiões de Alagoas, incluindo áreas mais afastadas e de difícil acesso. “Percebi que muitas pessoas têm medo e desconfiança das vacinas, principalmente em áreas com maior vulnerabilidade social. Nosso trabalho é esclarecer e dar a elas as informações corretas para que possam tomar decisões baseadas na ciência”, completa Larissa.

Diante desse cenário, iniciativas institucionais para o enfrentamento da desinformação tornam-se ainda mais necessárias. Um exemplo disso é que o Governo de Alagoas lançou, em março de 2025, o primeiro Núcleo de Integridade da Informação do Brasil, uma iniciativa pioneira voltada ao enfrentamento da desinformação e à promoção da educação midiática em diversas áreas da sociedade. Alinhado a essa iniciativa governamental, o Projeto Saber + Saúde da Uncisal contribui ativamente para ampliar o acesso à informação qualificada, fortalecendo a confiança da população nas políticas públicas de saúde.

Neste 1º de abril, o Saber + Saúde reitera a importância de ações educativas para fortalecer a confiança da população nas políticas de saúde pública. “O combate à desinformação exige muito mais do que apenas divulgar dados. É preciso conversar, ouvir as dúvidas e oferecer respostas claras e científicas, para que todos se sintam seguros e amparados nas suas escolhas de saúde”, conclui Amanda Macêdo.

O Saber + Saúde já está programando novas ações para 2025, com foco na continuidade do combate à desinformação e na promoção de saúde pública em diversos contextos. Para dúvidas sobre vacinas e informações relacionadas, a população pode acessar o Vacinazap pelo número (82) 98850-9401 wa.me/5582988509401 ou entrar em contato pelo e-mail [email protected].

Sobre o Saber + Saúde

O Projeto de Extensão Saber + Saúde da Uncisal visa promover a educação em saúde e combater a desinformação sobre temas como vacinas e prevenção de doenças. Através de ações educativas e canais de comunicação diretos, o projeto reforça a confiança no SUS e nas políticas públicas de saúde.


Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2025 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]