A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) recebeu, nesta quinta-feira (3), a visita de técnicos do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), do Governo Federal. A ação fez parte do treinamento de agentes da Defesa Civil Estadual para a implantação do Projeto Defesa Civil Alerta, sistema de emissão de alertas de desastres via celular.
Durante a visita à Sala de Monitoramento da Semarh, os especialistas puderam conhecer as estruturas e ferramentas utilizadas pelo Estado no acompanhamento de fenômenos climáticos e geológicos. O objetivo foi alinhar estratégias para implantação do novo sistema de alertas, que utilizará tecnologia de transmissão via telefonia celular (cell broadcast) para informar à população sobre riscos iminentes de desastres.
O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Gino César, destacou a importância da iniciativa. “A parceria com o Governo Federal e a Defesa Civil é essencial para fortalecer nossas ações preventivas e garantir uma resposta mais rápida e eficaz em situações de emergência. A Semarh tem um papel fundamental no monitoramento ambiental e essa tecnologia vem para aprimorar ainda mais o nosso trabalho”, afirmou.
A programação incluiu, além da visita à Semarh, atividades em campo no bairro do Pinheiro e uma visita à Sala de Monitoramento da Defesa Civil Municipal. O coordenador de monitoramento do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres da Secretaria Nacional de Defesa Civil, Anderson Neves, destacou que o novo sistema é inovador, pois enviará automaticamente mensagens de alerta para as áreas de risco sem a necessidade de cadastro prévio, o que tornará o processo mais eficiente e contribuirá para a proteção da população.
Durante as atividades de integração com a Defesa Civil Nacional, a visita evidenciou o compromisso em aprimorar o monitoramento e as respostas a emergências, sobretudo no período chuvoso.
“A equipe da Defesa Civil Nacional veio alinhar estratégias com a equipe local para a emissão de alertas e conhecer nosso trabalho de monitoramento, essencial para o período chuvoso. A nova tecnologia permitirá uma resposta mais ágil e eficiente, aproximando nosso sistema do que já é utilizado em países como Japão e Estados Unidos”, declarou o superintendente de Prevenção em Desastres Naturais da Semarh, Vinícius Pinho.
O Projeto Defesa Civil Alerta será totalmente operacionalizado em Alagoas até o final deste mês, colocando o Estado na vanguarda da tecnologia de prevenção de desastres no Brasil. A Semarh continuará desempenhando um papel estratégico no monitoramento e fornecimento de informações para a efetividade do sistema.
Fonte: Ascom Semarh