Dólar com. 5.8396
IBovespa 3
06 de abril de 2025
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel IR 2025: onde baixar o aplicativo para declarar o Imposto de Renda?
05/04/2025 às 19h00

Geral

Operação Cidade Limpa completa um mês de atuação na Capital

Ação da Autarquia de Limpeza Urbana de Maceió ampliou a fiscalização em áreas onde a população costuma descartar entulhos e resíduos para inibir a prática nociva ao meio ambiente

Fiscais atuam para coibir a prática do descarte irregular de entulhos e resíduos em diferentes pontos da cidade. - Ascom Alurb

O descarte irregular de resíduos causa diversos danos à cidade e ao meio ambiente, como entupimento de bueiros e galerias, a poluição do solo e a proliferação de insetos, ratos, escorpiões. Visando coibir essa prática negativa, a Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) lançou a Operação Cidade Limpa, que completa um mês de atuação neste início de abril.

A ação consiste na ampliação da fiscalização em pontos específicos da capital a fim de flagrar possíveis infratores. Nos últimos 30 dias, as atividades se concentraram nos bairros do Prado, Levada, Jacarecica, Santa Lúcia, Cidade Universitária, Tabuleiro e Petrópolis, que possuem altos índices de descarte inadequado. Nesses bairros, o órgão registrou mais de 40 infrações executadas por carroceiros e cidadãos com veículos. Destes, quatro tiveram os maios de transporte dos entulhos apreendidos devido à gravidade do descarte. Na maioria dos casos, os infratores foram notificados e orientados a encaminhar seus resíduos para o descarte correto.

"Nossa operação tem como objetivo orientar os cidadãos que realizam esse tipo de infração a utilizar nossos Ecopontos, que recebem a maioria destes resíduos de forma gratuita. No entanto, se for preciso notificar ou autuar as pessoas ou empresas que seguem essa prática negativa, nossas equipes estão prontas para seguir a legislação", disse Sasha Annet, coordenadora geral de fiscalização.

A operação também compreendeu estabelecimentos nas redondezas desses pontos crônicos, que foram visitados e fiscalizados para detalhar como é feito o acondicionamento e o descarte dos resíduos gerados. De acordo com o Código Municipal de Limpeza Urbana, nos artigos 18, 42 e 45, o descumprimento dessas especificações e a infração de descarte irregular tem multas que variam entre R$ 120 e R$ 30 mil, a depender do material e da quantidade.

Todas as atividades realizadas pela Operação Cidade Limpa contam a colaboração da Guarda Municipal da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Semsc) e do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT).


Fonte: Ascom Alurb

Todos os direitos reservados
- 2009-2025 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]