Dólar com. 5.8576
IBovespa 9
13 de abril de 2025
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Vacina contra gripe é segura e não causa a doença; saiba mais verdades
12/04/2025 às 17h30

Geral

Gestão JHC investe R$ 150 milhões em contenção de encostas e garante segurança a famílias

Desde 2021, mais de 30 encostas já foram beneficiadas, contemplando cerca de 45 mil pessoas em Maceió

Obras de contenção deixa no passado o medo dos deslizamentos durante as chuvas. - Jonathan Lins/Secom

Com investimento total de R$150 milhões, o programa de contenção de encostas da gestão JHC tem transformado áreas de risco em espaços seguros para as famílias maceioenses. O programa beneficia mais de 45 mil pessoas. Uma delas é a Claudinete Santos Ramos, a dona Netinha, de 55 anos, moradora do Vale do Reginaldo. Ela conta que vive na comunidade desde que nasceu e que de lá para cá muita coisa mudou.

“Antigamente, vivíamos assustados e com medo da chuva cair e derrubar as barreiras e as casas da gente. A minha casa já caiu uma vez porque a casa da vizinha caiu e derrubou uma parte da minha. A casa do meu filho já caiu e precisou ser reformada. Era uma preocupação sem fim, uma angústia. Quando chegava perto do período chuvoso nós íamos comprar lonas no Centro, já começava aquela preocupação”, conta.

“Hoje está tudo diferente. A gente vive sossegado. Depois que a Prefeitura fez essa obra nas encostas já tivemos um período de chuvas pesado aqui e, graças a Deus, nenhuma casa caiu, nenhum acidente. Eu esperei tanto por essa obra, pedi tanto para que isso acontecesse. Foi muito mais do que uma obra para gente, foi a oportunidade de uma nova vida”, finalizou.

Elias Barbosa (70) também é morador da região. Ele vive há mais de 30 anos com a esposa, Marlene Batista, os filhos e os netos em um sobrado de três andares às margens de uma área de encosta, localizada na Grota do Canal 5, próxima ao Vale do Reginaldo, no Jacintinho.

“Era um medo constante de a terra ceder, arrastar nossa casa e a gente não sobreviver. Quando chovia era um pânico. Quando desabava a casa de alguém da comunidade, o medo aumentava porque a gente pensava que no outro dia podia ser a nossa casa também. É por isso que eu digo que aqui não foi só uma obra, foi uma bênção para gente, isso salva vidas e dá tranquilidade aos moradores. Transformou nossa realidade e o coração ficou tranquilo”, descreve.

“Muita gente acha que a gente mora em área de risco porque quer, mas não é. A gente mora aqui porque é onde tem para gente morar. Eu construí a casa dos meus filhos em cima da minha, porque eles precisavam morar em algum lugar. Foi a solução que encontramos. Mas a angústia era grande e hoje somos muito gratos à gestão JHC por ter esse olhar para a nossa comunidade”, disse.

Desde 2021, mais de 30 encostas já foram beneficiadas, e outros 10 pontos da cidade recebem obras simultâneas.


Fonte: Secom Maceió

Todos os direitos reservados
- 2009-2025 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]