O Programa Saúde na Escola, iniciativa em conjunto dos Ministérios da Saúde e Educação, promove, a partir desta segunda-feira (14), a Semana Saúde na Escola. A ação, que ocorre até o próximo dia 25 de abril e visa atualizar a Caderneta de Vacinação dos Estudantes com foco em crianças e jovens de até 15 anos, está presente em todas as escolas públicas de Alagoas.
São 2.228 escolas pactuadas com 736,5 mil alunos atendidos nos 102 municípios do Estado, conforme a coordenação do Programa Saúde na Escola. A meta é vacinar pelo menos 90% das crianças e adolescentes até 15 anos, atualizando, desta forma, a Caderneta de Vacinação dos Estudantes.
O coordenador estadual do Programa Saúde na Escola, Eloy Yanes, destacou que, durante a ação, será analisada a faixa etária da população-alvo. Com isso, será definida a indicação das vacinas a serem ministradas, que podem ser os imunizantes contra a febre amarela, o sarampo, caxumba e rubéola, bem como, as vacinas contra a meningite e o HPV.
“A vacinação será realizada nas escolas, com autorização dos pais ou responsáveis legais. Isso irá contribuir para a segurança clínica e bem estar não apenas dos estudantes, mas de toda a sociedade”, reforçou o coordenador estadual do Programa Saúde na Escola.
Eloy Yanes, destacou ainda que a imunização é completamente segura e não oferece riscos aos estudantes. “A vacinação é um ato primordial para evitar doenças graves que podem trazer sequelas sérias e óbitos. Todos os pais devem autorizar e incentivar a vacinação como um gesto de proteção e amor ao seu bem mais precioso”, salientou.
Fonte: Agência Alagoas