Dólar com. 5.6889
IBovespa 3
26 de abril de 2025
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Corujão da Saúde ultrapassa 426 mil atendimentos aos maceioenses
26/04/2025 às 11h15

Geral

Secretária da Mulher participa de audiência sobre marisqueiras afetadas pelo crime ambiental da Braskem

Evento será nesta segunda-feira (28) e terá a participação da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves

Ministra Cida Gonçalves e secretária Maria José em reunião com as marisqueiras

A Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh) participará, na próxima segunda-feira (28), às 14h, na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), de uma audiência pública para discutir a situação das mulheres pescadoras e marisqueiras afetadas pelo crime ambiental da Braskem.

O evento será realizado pelos deputados estaduais Marcelo Vitor e Fátima Canuto, e é resultado de um encontro realizado em fevereiro deste ano com a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e a secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Maria Silva. O objetivo é debater os efeitos da mineração na vida das pescadoras, dar visibilidade às perdas e dificuldades enfrentadas e cobrar medidas reparatórias e políticas públicas que reconheçam as necessidades específicas dessas trabalhadoras.

Na ocasião, as principais demandas dessas mulheres foram reunidas em um relatório que expõe a escassez de recursos pesqueiros, a insegurança alimentar, o racismo ambiental e a violência institucional.

Para a secretária Maria Silva, a degradação da Lagoa Mundaú impactou a atividade pesqueira e agravou as dificuldades das comunidades afetadas. “Com o desaparecimento de peixes e mariscos, a atividade das pescadoras e marisqueiras foi impactada, o que agravou a insegurança econômica e alimentar dessas famílias. Essa audiência vai ser a oportunidade de debatermos sobre esses impactos na vida delas e também pensarmos em medidas para auxiliá-las”, disse.

Além da ministra Cida Gonçalves e da secretária Maria Silva, estarão presentes na audiência os representantes da Federação dos Pescadores e Pescadoras de Alagoas (FEPEAL) e da Rede de Mulheres Pescadoras da Costa dos Corais.

Sugestão de legenda para a foto: Ministra Cida Gonçalves e secretária Maria Silva se reuniram com pescadoras e marisqueiras em fevereiro para ouvir as mulheres que sofrem com as consequências do crime ambiental da Braskem.


Fonte: Ascom Semudh

Todos os direitos reservados
- 2009-2025 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]