Entre domingo (20) e sábado (26 de abril), a Polícia Militar de Alagoas (PMAL) desenvolveu uma série de ações ostensivas que resultaram na apreensão de 35 armas de fogo e mais de 26 kg de drogas. Os dados foram contabilizados pela Seção de Estatística e Ciência Aplicada (2ª Seção do Estado-Maior Geral) da corporação, a partir da Central de Atendimento e Despacho (CAD) da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP).
Das 35 armas de fogo apreendidas, 15 eram espingardas, 14 revólveres, cinco pistolas e uma garrucha. Armas e munições foram retiradas de circulação em intervenções policiais realizadas em municípios como Maceió (11), São Miguel dos Campos (5), Colônia Leopoldina (3), entre outras cidades.
Quanto aos entorpecentes apreendidos pelas equipes da PM, somam-se 26,532 kg, divididos entre cocaína (13,088 kg), maconha (12,206 kg) e crack (1,238 kg).
Na semana em que a corporação celebrou os dois anos de reimplantação do Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), as guarnições atingiram a marca de 148 TCOs confeccionados, a maior parte em Palmeira dos Índios (34), Maceió (9) e União dos Palmares (6), entre outros municípios, por ocorrências de naturezas diversas.
Ocorrências
Entre as ações que contribuíram para esse saldo estão as atendidas pela 7ª Companhia de Polícia Militar Independente (CPM/I) na sexta-feira (25). Uma delas foi conduzida pelo Grupamento de Operações Especiais (Gopes), com apoio do Canil do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM). A operação ocorreu às 14h, no centro do município de Traipu, para o cumprimento de um mandado de busca e apreensão.
O autor foi conduzido à Central de Polícia de Arapiraca, onde foi autuado em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo. Foram apreendidos um revólver calibre 38 com seis munições intactas, aparelhos celulares, a quantia de R$ 1.969,25, além de 303 gramas de crack, 55 gramas de cocaína, uma balança de precisão e uma folha com anotações relacionadas ao tráfico.
A abordagem ocorreu após cerco ao imóvel onde o homem estava. Ao perceber a presença policial, ele tentou fugir pulando o muro dos fundos da residência, mas foi contido e flagrado com uma pochete contendo parte dos itens ilícitos. Em seguida, com o apoio dos cães farejadores do Canil do 3º BPM, foi feita busca na residência, onde foram localizadas as drogas e outros materiais.
Durante a noite, por volta das 20h30, em Girau do Ponciano, a 7ª CPM/I apreendeu mais drogas e uma arma de fogo. O fato ocorreu no bairro Torrões. A guarnição do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) do município estava em patrulhamento quando populares informaram sobre dois homens em uma motocicleta em atitude suspeita. Os cidadãos relataram que a dupla fez uma manobra brusca ao avistar a guarnição.
Rapidamente, a viatura seguiu até o final da rua. Apesar das buscas, os suspeitos não foram localizados. No entanto, os policiais encontraram uma sacola plástica contendo 21 bombinhas de maconha (23 gramas), duas pedrinhas de crack e uma espingarda artesanal. Todo o material apreendido foi encaminhado à Central de Polícia Civil de Arapiraca.
Fonte: Ascom PMAL