Com casa cheia e clima de celebração, a Casa do Poeta Jorge de Lima, em União dos Palmares, foi palco, no sábado (26), do lançamento do livro "O Trem e a Garotinha Ruiva", do escritor Franco Maciel.
Ambientada nos anos 1950, a obra, que mistura memória, ficção e história, conquistou o público presente ao resgatar, com poesia e sensibilidade, a infância simples e cheia de encantos de União dos Palmares.
O protagonista Luizinho e seu encontro com a misteriosa menina ruiva arrancaram sorrisos, suspiros e até lembranças nostálgicas de quem viveu (ou gostaria de ter vivido) os tempos de ouro dos trilhos.
"Esta noite é um retrato da nossa cidade, feita de história, afeto e muita luta para manter viva a nossa identidade”, disse Franco.
O evento integrou a programação da Noite dos Escritores Palmarinos, dentro do II Festival + Cultura + Arte + Você. Entre abraços, autógrafos e causos contados no pé do ouvido, ficou claro que a noite não celebrou apenas um lançamento, mas a força viva da cultura palmarina.
A obra foi realizada com recurso da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (MinC), operacionalizado pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult).
“Franco nos presenteia com uma obra que toca a alma e resgata a essência de uma União dos Palmares que vive no imaginário coletivo. Apoiar projetos assim é reafirmar nosso compromisso com a memória, a literatura e os nossos talentos locais”, afirmou a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas.
Fonte: Ascom Secult