Dólar com. 5.6746
IBovespa 3
30 de abril de 2025
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Prestação de contas anual dos partidos deve ser feita até o dia 30 de junho
30/04/2025 às 15h20

Geral

Iteral recebe representantes de fazenda ocupada em São Sebastião

Instituto de terras do Estado atua junto ao Incra para sanar conflito agrário iniciado no último sábado

Reunião foi conduzida pelo diretor-presidente da autarquia, Jaime Silva - Dyego Barros / Ascom Iteral

O Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) recebeu, nessa terça-feira (29), representantes da propriedade ocupada por agricultores familiares vinculados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), no município de São Sebastião, no último sábado.

A reunião, conduzida pelo diretor-presidente da autarquia, Jaime Silva, fez parte da agenda de negociações que tem por objetivo solucionar o conflito entre as partes de maneira pacífica e consensual.

Pelo menos 200 camponeses encontram-se acampados no imóvel rural, situado nas proximidades da comunidade Vila Bananeira. De acordo com o movimento social, a mobilização integra a “Jornada Nacional de Lutas em Defesa da Reforma Agrária”, e reivindica a destinação da propriedade para o assentamento de famílias e a produção de alimentos.

Um acordo inicial, articulado pelas forças de segurança do governo estadual após o grupo relatar o recebimento de ameaças, viabilizou a manutenção provisória do acampamento levantado pelos pequenos produtores no local, impedindo a escalada do clima de hostilidade.

Entre as alternativas estudadas pelo Iteral para a resolução do conflito, está a transferência das famílias para uma área pertencente ao Estado ou à União. O órgão de terras já atua junto ao Incra na busca por uma propriedade que atenda às necessidades dos agricultores estabelecidos na região do Agreste alagoano.

Também participaram do momento de diálogo, pelo Centro de Gerenciamento de Crises da Polícia Militar, o major Diogo Perdigão; pelo Iteral, o assessor especial de Monitoramento de Programas e Projetos, Milton Melo; e pelo Incra, o diretor substituto da Câmara Nacional de Conflitos Agrários, Marco Aurelio Bezerra da Rocha; e o conciliador regional agrário, Cleiton Freire.


Fonte: Ascom Iteral

Todos os direitos reservados
- 2009-2025 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]