A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenação Técnica de Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), realizou na última terça-feira (29), no auditório da Diretoria de Vigilância em Saúde, em Jaraguá, uma oficina para a implantação da Profilaxia Pré-Exposição nas unidades que funcionam com o Corujão da Saúde.
A oficina contou com a participação da médica infectologista Samylla Costa de Moura e do farmacêutico Hildebrando Mendes Costa Júnior, que atuaram como facilitadores. A médica apresentou os conceitos sobre a PrEP, abordando os efeitos da medicação e os critérios de elegibilidade para o uso.
O farmacêutico tratou da dispensação do medicamento nas farmácias das unidades de saúde, além de explicar o funcionamento do sistema operacional e reforçar a importância da prevenção combinada.
Segundo a coordenadora do Programa de ISTs da SMS, o encontro foi fundamental para apresentar a proposta de implantação da PrEP nas unidades de saúde com horário ampliado.
“Esse foi um momento importante para divulgar à equipe o que é a PrEP e lançar a proposta de sua implantação nas unidades do Corujão da Saúde. Essas unidades possuem um perfil que permite ampliar o acesso à prevenção, especialmente para pessoas que não conseguem ir às UBS no horário comercial. Ficamos muito felizes com a participação ativa de muitos médicos, que contribuíram bastante, tiraram dúvidas e enriqueceram a discussão”, destacou Dayana Tenório.
O próximo passo será uma nova reunião entre a equipe técnica das ISTs e a coordenação dos Corujões da Saúde para discutir os aspectos logísticos da implantação, definindo por onde começar e como ampliar gradualmente o serviço nas unidades de saúde municipais.
O que é a PrEP?
PrEP é a sigla para Profilaxia Pré-Exposição, uma forma de prevenção da infecção pelo HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana), que consiste no uso diário de um medicamento antirretroviral por pessoas não infectadas, mas que estão em risco de contrair o vírus. O medicamento, aliado a outras estratégias de prevenção, tem se mostrado eficaz na redução de novos casos.
Fonte: Ascom SMS