O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) ofereceu, durante uma semana, o curso de Gestão do Tempo e Produtividade, com o objetivo de instruir os servidores para otimizar o uso do tempo no ambiente de trabalho e melhorar o desempenho nas atividades profissionais. A formação, com carga horária de 20 horas, foi conduzida pelas instrutoras Luanna Melo e Lilia Aguiar.
Durante os encontros, os participantes aprenderam a identificar os principais desperdiçadores de tempo no cotidiano, aplicaram métodos e técnicas, além de debaterem situações reais do serviço público.
A gerente administrativa do IMA/AL, Geisielle Santos, destaca a relevância do curso. “Essa atividade é essencial para o aprendizado sobre como administrar o tempo tanto na vida profissional quanto pessoal. Temos a questão da importância da produtividade, do foco, como otimizar cada atividade. O curso está sendo de suma importância para todos aqui”, afirmou.
Os colaboradores do Instituto foram incentivados a analisar o dia a dia e os comportamentos que impactam a maneira como administram o tempo. A ideia foi promover uma percepção mais clara sobre o que é essencial, tanto no âmbito pessoal quanto profissional.
“Trabalhamos temas como ‘o que é o tempo?’ e ‘como gerir o tempo?’. Nosso foco foi mostrar que é possível visualizar o período de maneira diferente e utilizá-lo a favor da produtividade”, explica a instrutora Luanna Melo.
Além das técnicas, o curso proporcionou momentos de troca e autoconhecimento, nos quais os participantes puderam encontrar estratégias para lidar com as demandas diárias com mais equilíbrio.
“Aprendemos a separar as atividades e a definir prioridades de forma mais produtiva. Também conseguimos organizar melhor o nosso tempo, o que contribuiu para um desempenho mais eficiente no dia a dia”, expôs Marina Núbia, colaboradora do setor financeiro e que participou do curso.
A iniciativa reforça o compromisso do IMA/AL em investir no desenvolvimento dos colaboradores e tornar as atividades internas mais eficientes.
Fonte: Agência Alagoas