Dólar com. 5.7168
IBovespa 3
23 de maio de 2025
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Saiba o que muda com a nova política de ensino a distância do Brasil
07/05/2025 às 17h15

Geral

Vigilância Sanitária interdita farmácia por falsificação de receitas e outras fraudes

Operação conjunta com a Polícias Militar e Civil também constatou a venda fracionada de medicamentos de uso controlado, entre outras práticas proibidas por lei

Operação aconteceu na manhã desta quarta-feira (7). - Cortesia

Nesta quarta-feira (7), a Vigilância Sanitária  de Maceió (Visa) participou de uma operação em conjunto com as Polícias Civil e Militar de Alagoas. A ação aconteceu em uma farmácia, no Benedito Bentes, para apurar a suspeita de falsificação e venda de atestados e receitas médicas, além da venda fracionada de medicamentos de uso controlado, que é uma prática proibida. Durante a fiscalização, foram constatadas várias irregularidades e fraudes, resultando na interdição do estabelecimento, seguindo os trâmites da lei. 

No local, a fiscalização encontrou um carimbo falsificado de  médico cardiologista, que reforçou a possibilidade de sua utilização nos receituários impressos irregularmente para prescrição e venda de medicamentos de uso controlado no local. Diante dos flagrantes, a Visa procedeu a interdição imediata do estabelecimento, contando com o apoio dos órgãos de segurança parceiros na ação. 

De acordo  com o chefe especial da Visa Maceió, Airton Santos, as infrações constatadas estão previstas no artigo 56, incisos XXXV e XLIV, da Lei Municipal nº 7028/2020, que institui o Código da Vigilância Sanitária. 

“Com essa fiscalização e a identificação das irregularidades, procedemos com a interdição e recolhemos alguns produtos inadequados encontrados. Essa prática é crime previsto em lei e contraria as normas sanitárias. Fizemos nosso trabalho ao resguardar e diminuir os riscos à saúde da população, mas os proprietários deverão ser responsabilizados e responder pelo ocorrido na esfera policial”, destacou Airton Santos.

O estabelecimento foi autuado e responderá a processo administrativo, cuja penalidade inclui multa no valor de R$ 180 a R$ 38 mil.


Fonte: Ascom SMS

Todos os direitos reservados
- 2009-2025 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]