A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) realizou mais um curso de boas práticas, nessa quinta-feira (9). A capacitação foi destinada a 35 representantes, gerentes e funcionários de motéis da parte baixa da capital alagoana e aconteceu na sede do órgão, que fica localizada em Jaraguá. O objetivo da ação foi reforçar os cuidados com a saúde dos frequentadores desses estabelecimentos.
Com o aumento da demanda de serviços no período do Dia dos Namorados, os motéis devem se adequar para recepcionar os clientes de forma adequada, incluindo as normas sanitárias exigidas para seu funcionamento. A capacitação foi ministrada por Jadna Moreira, nutricionista da Gerência da Inspetoria de Alimentos e Jhônatas Cabral, advogado do órgão.
O chefe especial da Visa, Airton Santos, enfatizou o compromisso com a saúde sanitária da população. “Anualmente intensificamos o curso de boas práticas voltadas para esses estabelecimentos, a fim de capacitar e orientar os representantes desse campo sobre a segurança à saúde do consumidor dos serviços. Além disso, posteriormente realizamos inspeções para averiguar se estão seguindo as normas sanitárias que são reforçadas nas palestras e cursos. Nosso compromisso é capacitar, conscientizar para diminuir riscos à saúde do consumidor”, ressaltou Airton Santos.
Na ocasião, a equipe da Visa abordou orientações sobre a necessidade de atualização anual do Alvará Sanitário e sua exposição ao público. Além disso, foram destacadas questões de higienização adequada dos ambientes, realização de manutenção regular de mobiliários, a exemplos de colchões, travesseiros, condicionadores de ar, lavagem e armazenamento de roupas de cama e necessidade do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os colaboradores.
Fonte: Nesttor Nesttor/Ascom SMS