Em homenagem a todas as mulheres que conciliam maternidade e a vida profissional, especialmente aquelas que atuam em áreas técnicas e desafiadoras como o setor elétrico, a Equatorial Alagoas apresenta a inspiradora trajetória de Ivanilda Fidelis, de 38 anos, eletricista que opera a rede elétrica energizada, a chamada 'linha viva'. Ela é natural de Juazeiro do Norte, no Ceará, mãe de duas filhas e carrega uma história marcada por superação, coragem e determinação.
A maternidade chegou cedo para Ivanilda. Aos 16 anos ela deu à luz a sua primeira filha, que hoje cursa Medicina na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), motivo pelo qual a fez recomeçar a vida em Maceió, em setembro de 2024, com o objetivo de reunir a família e estar mais próxima das filhas.
Pouco tempo depois da mudança, Ivanilda ingressou em uma prestadora de serviços da Equatorial Alagoas. Seu comprometimento e competência logo se destacaram, o que a levou a ser contratada diretamente pelo Grupo Equatorial, uma conquista que ela considera um grande marco pessoal e profissional em sua vida. "Todos os eletricistas terceirizados sonham em ser contratados. Até hoje, não caiu a ficha de que faço parte da Distribuidora. O Grupo Equatorial é muito acolhedor e me sinto cada vez mais realizada", relata a colaboradora.
Coragem, responsabilidade e técnica em uma profissão de alto risco
Atuar na 'linha viva', área que realiza a manutenção na rede elétrica com o sistema energizado, exige preparo técnico rigoroso, coragem e senso de responsabilidade. A atividade que é considerada de alto risco é essencial para manter o fornecimento contínuo de energia, mesmo em situações de emergência ou alta complexidade.
Nesse cenário desafiador, Ivanilda é destaque não apenas pela competência técnica, mas pela habilidade de conciliar a rotina intensa da profissão com as demandas da maternidade.
Superação em um setor majoritariamente masculino
Mesmo em um ambiente predominantemente masculino, Ivanilda nunca deixou que isso fosse um empecilho. Ao contrário: fez questão de provar, com foco e resultados, que mulheres têm pleno espaço e capacidade de atuar nesse campo.
"Foram muitas batalhas vencidas. Quis mostrar que, como mulher e mãe, conseguimos alcançar nossos sonhos com foco, dedicação, estudo e perseverança. Hoje, sou respeitada pelos meus colegas e vejo que nosso espaço está sendo cada vez mais reconhecido", afirma com orgulho.
Divorciada há 17 anos, ela também encara o desafio de exercer sozinha os papéis de mãe e pai. "Minhas filhas são minha força. Prometi a elas que, enquanto eu respirar, estarei ao lado delas para que nunca desistam de seus sonhos. Faço tudo por elas e tento ser um espelho de dedicação e superação", completa.
De dever a orgulho: A Missão que virou um marco em sua vida
Entre os momentos mais marcantes de sua trajetória está a participação na força-tarefa enviada ao Rio Grande do Sul para reconstrução da rede elétrica após os eventos climáticos extremos ocorridos, como enchentes e ciclones que atingiram o estado. Ivanilda foi a única mulher de Alagoas a integrar a equipe.
"Foi muito desafiador e emocionante ajudar pessoas que estavam sofrendo sem energia. Foi uma experiência de muito aprendizado e que me enche de orgulho. Minhas filhas ficaram emocionadas e me apoiaram muito quando fui convocada pela empresa para essa missão", lembra.
A história de Ivanilda é um exemplo de força, resiliência e determinação qualidades que inspiram mulheres dentro e fora do setor elétrico.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Equatorial Alagoas