A população do município de São José da Laje deve ganhar mais uma opção de travessia do rio Canhoto, melhorando a logística entre as comunidades rurais e a região central da cidade e facilitando o acesso à BR-104. A nova infraestrutura está sendo implantada por meio de dois convênios no valor total de R$ 3,19 milhões entre a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e a Prefeitura Municipal de São José da Laje, com contrapartida do município de R$ 40 mil.
A nova ponte sobre o rio Canhoto fará a ligação entre o bairro Tijuca e o centro da cidade, onde atualmente há uma passarela para travessia de pedestres. A infraestrutura tem extensão de 72 metros e largura de 10 metros, contando com dois passeios laterais para circulação de pedestres, iluminação em LED, duas faixas para veículos, drenagem superficial e sinalização horizontal e vertical.
Segundo o superintendente regional da Codevasf em Alagoas, João Paulo Tavares, o projeto atende a demanda do município, que pretende dotar a cidade de infraestrutura logística com a oferta de novas rotas que integrem pontos da cidade e faça a ligação com outras regiões de Alagoas por meio da BR-104.
“A região de São José da Laje possui uma produção agrícola e agropecuária bastante expressiva, com destaque para a cadeia da cana-de-açúcar, com a presença de agroindústria. Além disso, a cidade é cortada pela BR-104, que atravessa estados do Nordeste, estratégica para a economia regional. Essa nova ponte será mais uma importante ligação entre essas regiões da cidade e, consequentemente, a outras cidades e estados, e será um fato de desenvolvimento e qualidade de vida para a população lajense”, afirmou.
O avanço na execução da obra sob responsabilidade da prefeitura municipal deve permitir que a população tenha acesso à nova travessia em breve com impacto na mobilidade e na economia local. “A nova ponte vai gerar melhorias na mobilidade urbana, mais dignidade e valorização ao bairro do Tijuca. Vamos seguir avançando e trabalhando pelo desenvolvimento da nossa Princesa das Fronteiras”, destacou a prefeita de São José da Laje, Ângela Vanessa.
A obra de implantação da nova ponte está em fase avançada de execução e deve ser finalizada até o final deste semestre. A execução dos convênios tem recursos dos programas de Apoio a Projetos de Desenvolvimento Sustentável Local Integrado no estado de Alagoas e de Apoio a Projetos de Desenvolvimento Sustentável Local Integrado – Nacional.
Fonte: Assessoria