Durante o final de semana, agentes de proximidade do Programa Ronda no Bairro atuaram em diferentes ocorrências registradas em Maceió, prestando apoio à população e reforçando a presença preventiva nos territórios atendidos.
Na tarde de domingo (11), por exemplo, uma guarnição que se deslocava para a Base do Benedito Bentes se deparou com populares ao redor de uma vítima de acidente de trânsito no canteiro da Avenida Rota do Mar. Os agentes pararam imediatamente para prestar apoio e foram informados de que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) já havia sido acionado. A equipe permaneceu no local até a chegada da equipe do Samu, que realizou os primeiros socorros. A motocicleta da vítima foi recolhida por familiares. Segundo testemunhas, o acidente teria ocorrido após o motociclista ser “trancado” por um carro de cor prata.
No sábado (4), o sistema de videomonitoramento da Secretaria de Segurança Pública (SSP) acionou o Ronda no Bairro para averiguar uma situação suspeita nas imediações do totem “Eu Amo Maceió”, na orla da Pajuçara. Dois homens que estavam na areia foram abordados por uma guarnição que já realizava patrulhamento próximo ao Marco dos Corais. Durante a revista pessoal, foram encontrados com eles três saquinhos contendo substância análoga à maconha.
O Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) foi acionado para verificar antecedentes criminais e a existência de mandados de prisão em aberto, mas os resultados foram negativos. Diante da posse do entorpecente, os dois foram conduzidos à Central de Flagrantes, onde foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).
Ainda sobre esse caso, a Equipe Social do Ronda foi acionada, já que, inicialmente, acreditava-se que um dos indivíduos fosse menor de idade. Após escuta social, foi constatado que o rapaz havia completado 18 anos em março agora. Os psicólogos e assistentes sociais entraram em contato com a mãe do jovem para informá-la da condução à delegacia. O outro abordado confirmou ter 21 anos.
Já na sexta-feira (3) à noite, durante patrulhamento de rotina próximo ao Hotel Ritz Lagoa da Anta, uma guarnição de moto avistou um veículo em chamas. O Corpo de Bombeiros e o Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) foram imediatamente acionados. Os agentes permaneceram no local para controlar o trânsito, com o apoio de outras guarnições. Com a chegada dos bombeiros, o incêndio foi controlado, mas, devido à intensidade das chamas, o carro ficou completamente destruído.
Fonte: Marco Aurélio Mello / Ascom Ronda