Desde o início da gestão municipal, em 2021, o prefeito JHC firma o compromisso com o protagonismo juvenil e feminino na capital alagoana, por meio da geração de emprego e renda, capacitação e cursos profissionalizantes. Com inscrições gratuitas, a criação de programas sociais, como o Emprega Jovem MCZ e o Banco da Mulher Empreendedora transformam a vida de maceioenses que sonham com o mercado de trabalho.
O Banco da Mulher vem trazendo uma bagagem de esperança. Idealizado pela primeira-dama, Marina Candia, e desenvolvido pela Secretaria da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania de Maceió (Semuc), o programa também fomenta a autonomia financeira de mulheres, promove a igualdade de acesso no ambiente de trabalho e oferece auxílio financeiro para empreendedoras locais que desejam iniciar ou consolidar o próprio negócio.
Foram beneficiadas com a iniciativa 4.132 mil mulheres em três edições do programa. Uma delas é Dulce Barbosa, que está no ramo da confeitaria há dois anos, quando investiu na Tropicália, empresa a qual é proprietária. Ela conta que, após desenvolver a parte prática da confeitaria, decidiu investir no empreendedorismo e na divulgação da marca.
O programa oferece auxílio financeiro no valor de R$1.200,00, para a compra de insumos. Com o benefício, Dulce conseguiu reformar a cozinha onde faz as receitas e viu a produtividade subir com a organização.
“Consegui fortalecer meu negócio. Eu tenho meu cantinho porque construí com o auxílio. Reformei, comprei as portas, vários insumos, formas e equipamentos de filmagem. Eu tive uma chance e tinha que valer por muito tempo, não adianta pegar um dinheiro e não saber investir”, ensina Dulce.
Durante o programa, as mulheres realizam diversas atividades voltadas a apresentar a própria marca, promovendo a inclusão e interação social. A empreendedora destaca que a iniciativa também agregou na vida pessoal, uma vez que conseguiu vencer a timidez e o medo da apresentação em público.
“Eu era bastante tímida e hoje me sinto outra pessoa. Por exemplo, hoje só estou conseguindo dar essa entrevista porque apresentamos nossa marca em público, como também a nossa história. Isso não se resume só ao auxílio, mas eles nos ensinam a criar um plano de negócio que vale para a nossa vida”, afirma.
Segundo Dulce, com o leque de oportunidades oferecidas, a tendência é aumentar a criação de empreendimentos liderados por mulheres, a geração de emprego e renda e o faturamento de empresas que estão no mercado alagoano. A comprovação é vista com o aumento do lucro e o incentivo a outras mulheres participarem do programa.
“Mostrou o real valor que o meu produto tem. Minha renda aumentou e, hoje, sou o maior sustento da casa. Às vezes colocamos dificuldades em tudo, mas são essas oportunidades que vão nos fazer crescer e ter uma visão de mercado maior. Aprender nunca é demais e o prefeito JHC chegou para estimular e desenvolver mulheres”, revela Dulce.
Emprega Jovem
Além da participação no Banco da Mulher Empreendedora, fazer o curso de confeitaria também era um sonho de Dulce, mas estava distante devido ao custo elevado da formação. Mas foi em mais uma edição do Emprega Jovem que ela encontrou a chance ideal para participar de graça.
“A confeitaria me encontrou. Esse curso é meu sonho desde criança, mas eu não estava podendo investir. Vi a postagem nas redes sociais da prefeitura e pensei: ou aproveito agora ou não terei mais outra chance”, diz.
O Emprega Jovem MCZ se transformou em um importante meio de qualificação promovido pela Prefeitura de Maceió com o Senai Alagoas. A iniciativa oferece e amplia oportunidades gratuitas de qualificação profissional na capital alagoana.
Recompensa
Quando foi se inscrever no programa, Dulce não se intimidou com a fila. Ela foi uma das primeiras a chegar e afirma que toda espera valeu à pena. “Já cheguei com os olhos brilhando. Eu sou a maior defensora do Emprega Jovem, ouço as pessoas falando da grande fila no dia das inscrições, mas reafirmo que no final todo esse esforço tem uma grande recompensa’’, pontua.
O Emprega Jovem tem um grande peso social. Há uma transformação de jovens que estão ociosos, sem direção do que fazer no futuro e de como entrar no mercado de trabalho. O programa chegou para mudar essa realidade, como a abertura de portas para novas oportunidades, contribuição para o aumento da empregabilidade em Maceió e a redução da evasão escolar.
Pedro Henrique, aos 14 anos, conseguiu o primeiro emprego como jovem aprendiz, graças ao programa, quando participou dos cursos de assistente administrativo e operador de computador.
“O programa me deu uma direção, um ponto de partida. Pude realizar meu sonho de criança. Antes, eu era um jovem que apenas sonhava em entrar no mercado de trabalho, sem saber por onde começar. Sempre foi meu sonho entrar em uma empresa, saber como funciona a gestão por trás de tudo e participar de todo esse processo”, ressalta.
Pedro ainda relata que adquiriu, principalmente, habilidades interpessoais, envolvendo a comunicação e o trabalho em equipe, a exemplo de expressar as ideias com clareza e criatividade e como manter uma boa relação com as pessoas.
“Foi tudo para mim, contribuiu com a minha vida profissional e pessoal em todos os sentidos. Agregou no meu currículo, pude desenvolver habilidades que sempre se mantiveram escondidas e abriu portas na minha vida que eu nunca achei que seriam abertas. Foi maravilhoso e realizador, ele me deu um caminho para iniciar”, destaca.
Planos para o futuro
De olho no futuro, o jovem revela o interesse em continuar na busca por oportunidades e aprimorar os conhecimentos adquiridos por meio do programa. “Quero avançar na área da administração, sonho em poder ter mais oportunidades como a desse programa maravilhoso que alavancou minha carreira no mercado de trabalho e finalmente poder me formar na área, atuando efetivamente em uma empresa de sucesso, podendo aplicar na prática tudo que foi vivenciado e melhorado ao longo dos cursos”, frisa.
Pedro deseja que todos possam passar por essa experiência. O jovem trabalhador fez questão de deixar uma mensagem de estímulo, incentivo e coragem aos que desejam participar do Emprega Jovem.
“Apenas façam, se empenhem, participem, e eu garanto que os frutos colhidos mais a frente serão os melhores, sem dúvida esse foi o programa que mudou minha vida", finaliza Pedro.
Fonte: Gleycyanny Romão/ Secom Maceió