Integrantes das forças de segurança do estaado estão ampliando as ações de enfrentamento à violência no ambiente escolar. Na última sexta-feira (16), durante uma reunião na sede da Secretaria da Segurança Pública, foram alinhadas medidas de prevenção, proximidade e repressão qualificada.
As ações fazem parte do Programa “SSP nas Escolas”, coordenado pela Chefia de Articulação de Políticas de Prevenção. O trabalho é baseado em avaliações periódicas, realizadas de forma conjunta com outras secretarias estaduais, como a da Educação, a partir de dados monitorados pelo observatório criado em abril de 2023, pela Segurança Pública.
De acordo com o chefe de Polícia Comunitária, capitão Alex Acioli, o objetivo é reforçar ainda mais o trabalho, focado também no ambiente externo das escolas.
“Estamos planejando uma ação embrionária em quatro escolas do Cepa [Complexo Educacional de Pesquisa Aplicada], em Maceió. Além da atuação específica de cada órgão integrante do Programa, como as palestras do Proerd, também serão usados drones para monitorar a entrada e saída dos alunos e professores, evitando, assim, possíveis delitos contra a comunidade escolar”, afirmou o oficial.
Além da Chefia de Prevenção, as Chefias do Disque-Denúncia e de Políticas de Segurança da Mulher da SSP vão promover um conjunto de ações voltadas para a conscientização da importância da comunidade escolar no enfrentamento à criminalidade.
“Criamos um quadro semanal para alinhar as ações junto à Seduc e avançarmos na sistemática de proteção, para que tenhamos um ambiente escolar ainda mais seguro e mais saudável”, concluiu capitão Alex Acioli.
A ideia, conforme relatou o secretário da Segurança Pública, Flávio Saraiva, é ampliar este tipo de combate à violência para outras regiões do estado. “Iremos avançar paulatinamente para outras escolas da capital e também do interior. O que queremos é garantir mais segurança aos nossos estudantes, que precisam ter a tranquilidade necessária para conquistar seus objetivos na educação. O monitoramento é constante, e onde for mais necessitado vamos atuar com eficácia e rapidez”, frisou o secretário.
A reunião contou também com a participação das chefes de Segurança à Mulher, coronel Camila Paiva;, e do Disque-Denúncia, Eliane Araújo; além de representantes de batalhões e unidades da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil e Polícia Científica.
Fonte: Roberison Xavier / Ascom SSP