No dia 22 de maio é celebrado o Dia Internacional da Biodiversidade. A data, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992, tem como objetivo conscientizar a população mundial sobre a importância da diversidade biológica e a preservação dos ecossistemas.
Em Alagoas, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics) atua de forma estratégica na promoção de práticas que conciliam o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental.
Por meio da Superintendência de Desenvolvimento e Sustentabilidade, a secretaria tem articulado parcerias com Negócios de Impacto Socioambiental (NISA), com destaque para o Conselho Estadual de Investimento e Negócios de Impacto Socioambiental de Alagoas (Ceinisa), que busca atrair investimentos em negócios que tragam benefícios sociais e ambientais, consolidando o estado como um protagonista no movimento de negócios de impacto no Brasil.
A criação do Conselho segue o plano de ações e políticas públicas que compõem o acordo de Cooperação Técnica sobre o Sistema Nacional de Economia de Impacto (Simpacto) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
Negócios que cuidam do meio ambiente e das pessoas
Um exemplo de atuação do Ceinisa é a articulação com negócios que desenvolvem soluções sustentáveis em áreas como agricultura urbana, economia circular, gestão de resíduos e educação ambiental. Esses empreendimentos, em parceria com o Governo de Alagoas, vêm promovendo ações que geram impacto social e ambiental positivo em diversas regiões do estado.
Entre eles, destaca-se a Amitis, uma startup ESG Tech que atua com tecnologia social e soluções para combate à fome. A empresa desenvolve projetos que unem produção de alimentos saudáveis, geração de renda e complementação da merenda escolar. Em parceria com a Sedics, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o programa Alagoas Sem Fome e a Solar Coca-Cola, a Amitis tem buscado ampliar sua atuação em Alagoas, conectando inovação às necessidades reais do território.
A superintendente de Desenvolvimento e Sustentabilidade, Camila Marinho, destaca que a aproximação com a Amitis foi fruto do mapeamento de negócios de impacto no estado. “Ao ouvir as demandas desses empreendimentos, conhecemos a Amitis, que relatou dificuldades para entrar no mercado local, apesar de atuar fortemente no eixo Rio-São Paulo. A partir disso, criamos uma ponte com a realidade das escolas públicas alagoanas, unindo inovação e necessidade social”.
No dia 15 de maio, essas instituições iniciaram a implantação de uma horta hidropônica comunitária na Escola Estadual Dom Otávio, beneficiando cerca de 2 mil alunos.
A iniciativa promove a soberania alimentar, acesso a alimentos naturais e nutritivos, além de educação ambiental e incentivo à alimentação saudável. Os alimentos produzidos serão utilizados na merenda escolar, fortalecendo a conexão entre o campo e a escola.
Medição de impacto e expansão
Durante o desenvolvimento do projeto, serão acompanhados indicadores como a quantidade de alimentos produzidos, o número de pessoas beneficiadas e os resultados ambientais gerados. A ideia é medir o impacto social e ambiental da ação e avaliar a possibilidade de expansão do modelo para outras unidades escolares do estado.
“Implementar a educação ambiental é um dos caminhos para que nossa sociedade se torne mais consciente em relação ao meio ambiente como todo, é fomentar um trabalho de base com os jovens para que eles compreendam a responsabilidade que temos nessa luta e enxerguem mais uma forma de desenvolvimento, uma economia que respeite a natureza” destaca Camila.
Ela reforça que um dos principais objetivos da Estratégia Nacional de Economia de Impacto (Enimpacto) é ampliar o número de negócios com soluções socioambientais integradas às políticas públicas e cadeias produtivas privadas. “A sustentabilidade é uma temática transversal, e dentro da Sedics temos o compromisso de apoiar tanto empreendimentos que já nascem com esse propósito, quanto empresas tradicionais que queiram adotar práticas mais sustentáveis”, completa.
Conheça a Amitis
A Amitis é uma empresa ESG Tech dedicada a combater a fome por meio de soluções inovadoras. Atua com tecnologia social, desenvolvendo projetos que geram renda e complementam a merenda escolar. Seu modelo de atuação permite que empresas engajadas em responsabilidade social ampliem seu impacto através de iniciativas concretas com foco ambiental e social.
Fonte: Livia Leão e Juliana Gomes / Ascom Sedics