Em virtude das chuvas intensas que ocorrem desde o último sábado(17), algumas famílias tiveram que deixar suas casas localizadas em áreas de risco e foram encaminhadas pela Defesa Civil para receber o atendimento da Assistência Social.
Até agora, cinco famílias, no total de 14 pessoas, foram encaminhadas ao abrigo localizado na Casa de Passagem Familiar, no Jaraguá. No equipamento, as famílias recebem acolhimento, alimentação, atendimento socioassistencial e psicológico.
É importante que as famílias afetadas acionem a Defesa Civil, no 199, para receberem os atendimentos necessários. Após o contato da família, a Defesa Civil fará o registro da ocorrência e a equipe da Diretoria Operacional irá até a residência para verificar a situação e fazer o encaminhamento ao abrigo e a outros serviços da Assistência Social, como o auxílio moradia.
Até esta sexta-feira (23), foram encaminhadas pela Defesa Civil 29 famílias para dar entrada no auxílio moradia. Onze já compareceram à Unidade Descentralizada da Assistência Social (UDAS) para abrir o processo de concessão do benefício.
O auxilio moradia é um benefício eventual de caráter suplementar e temporário destinado ao atendimento exclusivo de famílias com filhos, domiciliadas no município de Maceió, em situação de vulnerabilidade social temporária, situação de calamidade pública, como incêndios, desabamentos, deslizamentos, alagamentos, que se encontram temporária ou definitivamente desabrigados.
A entrada no auxílio-moradia é dada somente com o encaminhamento da Defesa Civil, na UDAS Centro ou Serraria.
Os equipamentos funcionam de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h, na Rua Engenheiro Roberto Gonçalves de Menezes (antiga Rua da Praia), 71, Centro (em frente à Funai), e na Avenida Menino Marcelo, s/n, Serraria, próximo à Drogasil.O telefone para mais informações é o (82) 3312-5926
Outras ações
As famílias da região do Vale do Reginaldo também estão sendo atendidas pelas equipes da Assistência Social e da Saúde no ginásio da Escola Maria José Carrascosa.
A Semdes está oferecendo atendimento do Cadastro Único, Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada( BPC), Carteira do Autista e orientações para retirada de segunda via de documentos.
Fonte: Vanessa Napoleão/Ascom Semdes