A montagem da Vila de São João no Parque do Centenário, no Farol, começou nesta quinta-feira (22). A iniciativa da Autarquia Municipal de Iluminação Pública (Ilumina) promete transformar os espaços públicos da cidade em cenários juninos repletos de luz, tradição e cultura. A expectativa da organização é concluir os trabalhos até o dia 5 de junho, data prevista para a abertura oficial da Vila, mas o cronograma pode ser alterado de acordo com as condições climáticas durante o período de montagem.
O Parque do Centenário será o principal ponto da festa, recebendo uma decoração que une tecnologia, cultura e elementos tradicionais do São João nordestino. O espaço contará com uma fogueira gigante de luz com 8,5 metros de altura, além de uma tenda temática com palco para apresentações culturais, bodega cenográfica, igreja com confessionário, barraca do beijo, balões gigantes, ornamentos em formato de milho digital, um trio pé de serra iluminado em tamanho gigante, portais com temas juninos, balanço temático dos namorados e um milharal com espantalho em 3D. O local também terá oito quiosques comerciais, que irão oferecer comidas típicas e produtos artesanais.
A Praça Gogó da Ema, na Ponta Verde, também receberá decoração especial, com uma fogueira de luz de 7 metros, balão de passagem gigante, carro de boi cenográfico, barraca do beijo, seis quiosques temáticos, portal junino gigante, além de uma tenda com palco para shows e ornamentos de milho digital.
No total, serão utilizadas mais de 500 mil lâmpadas de LED e cerca de 10 mil metros de mangueiras luminosas. O objetivo da Ilumina Maceió é garantir às famílias maceioenses, alagoanas e todos os visitantes, um espaço de luz inclusivo, democrático, gratuito e marcante para uma das épocas mais aguardadas do ano.
De acordo com Gutenberg de Melo, diretor-presidente da Ilumina Maceió, as vilas temáticas já se consolidaram como sucesso de público na cidade e oferecem uma opção de lazer gratuita, segura e inclusiva para as famílias. “Nosso objetivo é criar espaços que valorizem a nossa cultura e que tragam alegria para as famílias de Maceió e de todo o estado. As vilas mostram que é possível transformar os espaços públicos em ambientes de celebração, convívio e diversão, sem custo para a população”, destaca.
Fonte: Vinícius Rocha/Ascom Ilumina