Escolas de ensino fundamental II (6º ao 9º ano) têm até o dia 30 de junho para promoverem a VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (VI CNIJMA). Com o tema “Vamos Cuidar do Brasil com Educação e Justiça Climática", a iniciativa é um processo de mobilização para que as escolas desenvolvam jornadas pedagógicas com projetos e ações propositivas de enfrentamento às mudanças climáticas, fortalecendo a educação ambiental. Todas as informações para a realização do evento estão disponíveis no site: https://www.gov.br/mec/pt-br/cnijma.
Promovida pelo Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), em parceria com os Ministérios da Educação (MEC) e do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a CNIJMA visa promover o conhecimento e o envolvimento ativo dos participantes na busca por soluções para os desafios ambientais mais urgentes da atualidade, configurando-se em um processo dinâmico de diálogos e encontros, centrado na valorização da cidadania ambiental nas escolas e comunidades.
Desde sua criação em 2003, a CNIJMA já mobilizou mais de 20 milhões de pessoas, incluindo crianças, adolescentes, jovens, professores e gestores das áreas de educação e meio ambiente.
Como participar
Após definir a data da Conferência, a escola deve criar ou recriar a sua Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola (Com-Vida) para mobilizar a comunidade educativa para o evento.
Criada a comissão, estudantes e educadores atuarão na elaboração de projetos de ação com base na realidade local e que tragam propostas voltadas aos três eixos da conferência: 1) Territórios Saudáveis – ações direcionadas à promoção da saúde e bem-estar das pessoas e dos ecossistemas que elas integram; 2) Territórios que Protegem – ações de conscientização e prevenção de desastres provocados pelas mudanças climáticas; 3) Territórios de Paz e Sustentabilidade – ações, comportamentos e atitudes que incentivem uma cultura de inclusão, de respeito à diversidade e de paz.
Os projetos de ação serão apresentados e discutidos no dia da conferência e caberá à comunidade escolar votar e escolher a proposta que a representará nas próximas etapas do evento. Durante a conferência, também será eleito o delegado que representará a escola nas próximas fases do evento, bem como o professor ou professora que acompanhará o estudante nestas etapas.
Concluída a conferência, a escola deverá registrar seu projeto de ação e seus representantes (delegado, suplente e professor acompanhante) no site https://www.gov.br/mec/pt-br/cnijma até o dia 05 de julho.
Confira abaixo o cronograma da VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente:
- Conferência nas Escolas: até 30 de junho de 2025;
- Registro das Escolas no Site: até 5 de julho de 2025;
- Conferência Estadual/Distrital: até 15 de agosto de 2025;
- Registro da Etapa Estadual/Distrital no Site: até 20 de agosto de 2025;
- Etapa Nacional: de 6 a 10 de outubro de 2025.
Fonte: Ascom Seduc