Uma ação integrada da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) levou, nesse fim de semana, acolhimento social, orientação e oportunidades de reinserção a pessoas em situação de vulnerabilidade no bairro Benedito Bentes, em Maceió. A iniciativa reuniu agentes do Programa Ronda no Bairro, da Rede Acolhe e do 5º Batalhão da Polícia Militar, com foco em ações humanitárias e de assistência a pessoas em situação de rua e dependentes químicos.
Durante a noite do sábado (24) e do domingo (25), equipes percorreram diversos pontos do Benedito Bentes, onde há maior concentração de pessoas em situação de rua, oferecendo atendimento direto, escuta qualificada e encaminhamentos para a rede pública de serviços sociais.
Como resultado da ação, seis pessoas — todas ex-dependentes químicos — foram inseridas em processos de reinserção social. Elas terão acesso a cursos profissionalizantes, com o objetivo de ampliar oportunidades de trabalho e reconstruir suas trajetórias de vida com dignidade e autonomia.
A ação faz parte da política pública do Governo de Alagoas de promover inclusão, cuidado e proteção social à população em situação de vulnerabilidade, com especial atenção à prevenção da violência por meio de estratégias de acolhimento e fortalecimento de vínculos.
O secretário de Estado de Prevenção à Violência, Ricardo Dória, destacou o caráter transformador da iniciativa. “Essa ação demonstra que o Governo do Estado conta com uma política de segurança que vai além do combate à criminalidade, contemplando também o cuidado com quem mais precisa”, afirmou.
As ações integradas continuarão ocorrendo em outras regiões de Maceió e do estado, como parte de um esforço permanente para garantir acesso a direitos, oportunidades e qualidade de vida a quem mais precisa.
Fonte: Agência Alagoas