Dólar com. 5.5588
IBovespa 3
07 de junho de 2025
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Anfavea: maio registra aumento nas vendas e exportações de veículos
05/06/2025 às 14h30

Geral

Hospital Helvio Auto implanta Gestão de Qualidade para fortalecer atendimento

Pioneirismo marca iniciativa que ainda é rara em hospitais da rede pública

Foto: Ascom HEHA/Uncisal

Em um movimento inédito no sistema público de saúde, o Hospital Escola Dr. Helvio Auto (Heha), unidade assistencial da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), implantou oficialmente o Serviço de Gestão de Qualidade. A iniciativa marca um avanço na busca por excelência nos serviços prestados à população, reforçando o compromisso da instituição com a segurança do paciente, a eficiência dos processos assistenciais e a transparência dos resultados.

A implantação do serviço representa um marco no âmbito da saúde pública, uma vez que poucos hospitais públicos brasileiros contam com setor dedicado exclusivamente à gestão de qualidade. Em instituições privadas, esse tipo de setor já é uma realidade consolidada, mas no setor público ainda é uma inovação que promete transformar práticas e ampliar a confiança da sociedade nos serviços oferecidos.

“O serviço de Gestão de Qualidade em um hospital tem como principal função monitorar, padronizar e aprimorar os processos internos, sempre com foco na segurança do paciente e na melhoria contínua dos serviços. Isso inclui desde o acompanhamento de indicadores de desempenho clínico e administrativo até o desenvolvimento de protocolos assistenciais baseados em evidências. Além disso, o setor atua na capacitação de equipes, promove auditorias internas, mapeia riscos e identifica oportunidades de melhoria. O objetivo final é garantir que cada etapa do atendimento — do acolhimento à alta médica — seja realizada com eficácia, humanização e respeito às normas técnicas e sanitárias”, explicou a responsável pelo Serviço de Gestão de Qualidade do Heha, Maria Clara Costa.

Benefícios diretos para a população

A criação desse serviço impacta diretamente o cotidiano dos pacientes. Ao implementar práticas seguras, reduzir falhas e padronizar condutas, o hospital consegue oferecer um atendimento mais ágil, eficaz e com menor risco de eventos adversos. Para os profissionais de saúde, significa um ambiente de trabalho mais estruturado, com processos mais claros e menos episódios de retrabalho.

Segundo a Supervisão Geral do Hospital Escola Dr. Helvio Auto, a iniciativa é parte de um plano estratégico de modernização e valorização da saúde pública. “A implantação do Serviço de Gestão de Qualidade no nosso hospital já é um projeto antigo que está se concretizando. Queremos proporcionar um avanço na prestação dos serviços, seguindo modelos e padrões de qualidade de assistência hospitalar já pré-estabelecidos, organizando e integrando todos os setores do hospital. O objetivo principal é atingir uma excelência na qualidade do atendimento, com condutas e metodologias de trabalho uniformes, para gerar cada vez mais benefícios para o atendimento dos nossos pacientes”, afirmou o supervisor-geral  do hospital, Dr. Rodrigo Montenegro.

Rumo ao reconhecimento

Com a estruturação do serviço de Gestão de Qualidade, o hospital passa a ter condições de pleitear importantes certificações que validam a excelência institucional. Entre elas, destaca-se a da ONA (Organização Nacional de Acreditação): voltada à melhoria da qualidade e segurança no setor de saúde brasileiro, com três níveis de acreditação (Acreditado, Pleno e Excelência).

“A acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. Para ser acreditado, o hospital precisa comprovadamente atender aos padrões definidos pela ONA, reconhecidos internacionalmente. Realizado de forma voluntária e reservada, o método de avaliação para acreditação não tem caráter fiscalizatório e constitui um programa de educação continuada das organizações prestadoras de serviços de saúde, revisto periodicamente para estimular a melhoria contínua”, concluiu Maria Clara Costa, especialista em Gestão de Qualidade.

Essas acreditações, além de contribuírem para o aperfeiçoamento institucional, servem como ferramentas de transparência junto à sociedade, atestando que a instituição segue padrões internacionais de qualidade.

Uma nova cultura organizacional na saúde pública

A implantação do setor de Gestão de Qualidade no HEHA inaugura uma nova cultura organizacional, pautada em evidências e resultados. Trata-se de um passo fundamental para reposicionar o hospital como referência não apenas na área de doenças infectocontagiosas, mas também em excelência operacional.

“Esperamos que a atuação desse serviço contribua para a redução de não conformidades, otimização dos fluxos de trabalho, qualificação dos serviços prestados e fortalecimento da cultura de segurança e excelência organizacional dentro da unidade”, explicou a gerente-médica, Lucy Dantas.

A expectativa é que essa iniciativa sirva de modelo para outras unidades assistenciais da Uncisal, demonstrando que é possível fazer gestão balizada por indicadores e resultados, unificando os modelos de gestão hospitalar das unidades do complexo da universidade.


Fonte: Ana Paula Tenorio/ Ascom HEHA/Uncisal

Todos os direitos reservados
- 2009-2025 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]