A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) promoveu, na manhã desta quarta, 25/06, uma live com foco no atendimento direto aos pesquisadores interessados em submeter projetos ao Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS).
A ação teve o objetivo de sanar dúvidas sobre a submissão das propostas e fornecer mais clareza aos inscritos durante a reta final do período de inscrições, que se encerra no dia 27 de junho.
A transmissão contou com a participação de dois especialistas, a analista da Assessoria Científica de Projetos Especiais e Inovação (ACPEI) da Fapeal, Pollyana Martins, e o técnico do Ministério da Saúde (MS), José Eloy dos Santos. Durante duas horas, os convidados esclareceram questões frequentes envolvendo o sistema de submissão (SISC&T), critérios de elegibilidade, exigências éticas, documentos obrigatórios e detalhes técnicos do edital.
Segundo os analistas, o principal ponto de atenção é o correto preenchimento do sistema SISC&T e o envio da documentação complementar obrigatória ao e-mail da Fapeal ([email protected]), conforme determina o edital. “Se o projeto for submetido e a documentação não for enviada corretamente, ele poderá ser automaticamente desenquadrado ainda na fase inicial da análise”, frisou José Eloy dos Santos.
Outro ponto discutido foi a contratação de terceiros e a concessão de bolsas, onde Pollyana Martins esclareceu que é vedada a contratação de servidores públicos como prestadores de serviço nos projetos, assim como a concessão de bolsas a pessoas já contratadas por tempo integral. Além disso, cada projeto aprovado terá direito a apenas uma bolsa (iniciação científica ou apoio técnico), conforme as regras do edital.
A participação de pesquisadores estrangeiros também foi abordada. Mesmo sem CPF, esses profissionais podem compor as equipes dos projetos, desde que apresentem carta de anuência e criem um currículo Lattes para facilitar a avaliação do mérito.
Os participantes também tiraram dúvidas sobre o enquadramento orçamentário, exigências para instituições coexecutoras e orientações quanto à comprovação de vínculo e utilização do nome social em assinaturas. “O que será considerado na avaliação é o que está escrito no projeto. Documentos anexos devem ser enviados exclusivamente por e-mail, conforme o cronograma e as orientações do edital”, destacou a analista da Fapeal.
Sobre o Programa
O edital PPSUS 2025 é fruto de parceria entre a Fapeal, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau/AL), o Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A chamada destinará R$ 6 milhões ao financiamento de projetos voltados às prioridades de saúde do estado de Alagoas.
As propostas devem ser submetidas até 27 de junho por meio do sistema SISC&T, e a documentação complementar deve ser enviada por e-mail até o dia 28 de junho. Para mais informações acesse o edital.
Fonte: Ascom Fapeal