Dólar com. 5.4094
IBovespa 3
04 de julho de 2025
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Selic a 15% é inadmissível, diz Carlos Fávaro
01/07/2025 às 23h20

Geral

Saúde de Maceió intensifica ações preventivas contra hepatites virais

Com foco na educação permanente, testagem rápida e parcerias interinstitucionais, SMS amplia esforços durante o mês dedicado ao enfrentamento das hepatites B e C

Ações em Maceió buscam garantir que a população tenha acesso à informação, prevenção e cuidados adequados. Foto: Reprodução Internet

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenação Técnica de Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), inicia na próxima quinta-feira (3) a uma série de ações alusivas ao Julho Amarelo — mês dedicado à prevenção e combate às hepatites virais. 

Ao longo de julho, estão previstas atividades de testagem itinerante, rodas de conversa, palestras e um seminário técnico, com o objetivo de ampliar o diagnóstico precoce, estimular a vacinação e fortalecer o enfrentamento às hepatites B e C, doenças silenciosas que, quando não tratadas, podem evoluir para quadros graves como a cirrose e o câncer hepático.

Segundo Tereza de Carvalho, técnica da Coordenação de ISTs da SMS, as ações deste mês têm como foco a atualização das equipes que atuam na rede pública de saúde.

“Ao longo do mês de julho, às ações vão ter foco na atualização das pessoas trabalhadoras que compõem a rede SUS Maceió, dando ênfase à importância de vacinar, testar, notificar, tratar, proporcionando prevenção, diagnóstico e tratamento em tempo oportuno, considerando que a vacina da hepatite B está disponível para todas as pessoas, sendo a principal medida de prevenção.”, destaca.

A técnica destaca ainda que a Hepatite C, quando tratada, tem desfecho para a cura e que as medidas preventivas e profiláticas proporcionam qualidade de vida e evitam intervenções na alta complexidade, a exemplo do transplante de fígado”, destaca. 

As hepatites virais fazem parte do plano global de eliminação de doenças com determinação social até 2030, o que torna essencial o fortalecimento de alianças e ações intersetoriais.

“É fundamental o desenvolvimento de parcerias e ações intersetoriais e interinstitucionais neste enfrentamento. Além disso, a Coordenação pontua a necessidade de se ter maior atenção com algumas populações, a exemplo da população privada de liberdade, pessoas que fazem uso de drogas injetáveis, pessoas que se submeteram a cirurgias e transfusões de sangue nos anos 1980”, afirmou Tereza de Carvalho, técnica da Coordenação de ISTs da SMS.

A campanha acontece em parceria com o Centro Universitário Cesmac, o Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA), a Sociedade Alagoana de Gastroenterologia e a Associação de Liverpatias e Amigos do Fígado (Alaf).

Programação Julho Amarelo

  • 03/07 (8h) – Roda de conversa sobre o cenário epidemiológico das hepatites virais com profissionais de saúde na Unidade de Saúde Flexal;

  • 04/07 – Testagem rápida no Calçadão do Comércio (manhã e tarde);

  • 05/07 – Testagem no Benedito Bentes;

  • 07/07 – Palestra sobre hepatites com a equipe da UPA Benedito Bentes;

  • 11/07 – Testagem no Shopping Pátio (tarde);

  • 17/07 – Testagem na Justiça Federal;

  • 21/07 – Testagem no Hospital Universitário;

  • 22/07 – Testagem no Tribunal de Justiça;

  • 23/07 – Testagem na Pestalozzi (manhã e tarde);

  • 25/07 – Roda de conversa sobre prevenção das hepatites com movimentos sociais (14h, auditório do Palácio do Governador).

  • 28/07 – Dia D

    • Testagem rápida em todas as Unidades de Saúde de Maceió

    • Testagem especial no Maceió Shopping

29/07 – Seminário “Elimina Hepatites” (Auditório João Sampaio - Cesmac, das 8h às 14h)


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2025 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]