Dólar com. 5.4094
IBovespa 3
04 de julho de 2025
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Selic a 15% é inadmissível, diz Carlos Fávaro
03/07/2025 às 21h30

Geral

CGE realiza ação educativa sobre prevenção do assédio no ambiente de trabalho

Evento abordou temas como os diferentes tipos de assédio e suas consequências para a saúde mental dos servidores, além dos canais disponíveis para denúncia

Foto: Ascom CGE

A Escola de Governo foi palco essa semana de uma importante ação voltada à promoção de ambientes de trabalho mais seguros e respeitosos. A atividade, promovida pela Superintendência de Ouvidoria e Transparência da Controladoria Geral do Estado, integrou o processo de capacitação dos servidores da Secretaria de Prevenção à Violência (Seprev).

O encontro reuniu representantes de diversas secretarias e órgãos estaduais, com o objetivo de fortalecer o papel da Ouvidoria como ferramenta essencial no combate ao assédio moral no serviço público.

Durante a capacitação, foram abordados temas como os diferentes tipos de assédio, suas consequências para a saúde mental dos servidores e os canais disponíveis para denúncia, como o sistema E-Ouv.

Liana Batinga, assessora de controle interno da Superintendência de Ouvidoria e Transparência (Suot), destacou a importância da campanha permanente contra o assédio moral, iniciada em 2023, juntamente com a publicação da Cartilha da Controladoria. “Nosso papel é orientar, informar e estar próximo dos servidores para que reconheçam e enfrentem situações de assédio”, afirmou.

Fabrícia Montenegro, assessora de controle interno, também da Suot, complementou com exemplos práticos de condutas que caracterizam assédio, como o isolamento do servidor, retirada injustificada de funções, ameaças constantes e propagação de boatos no ambiente de trabalho.  “O assédio não é natural, não é aceitável e precisa ser combatido. É uma das principais causas de adoecimento no ambiente de trabalho”, alertou.

A iniciativa integra a caravana de ações educativas e disseminação da cartilha, reforçando o compromisso da CGE com a valorização do servidor público e a construção de uma cultura organizacional mais ética, justa e saudável.


Fonte: Heitor Teles / Ascom CGE

Todos os direitos reservados
- 2009-2025 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]