Realizadores e realizadoras LGBTQIAPN+ têm até este domingo (6) para inscrever seus filmes na quinta edição da Mostra Que Desejo (MQD), evento pioneiro em Alagoas na exibição e valorização do cinema queer. A chamada está aberta para obras com até 30 minutos, produzidas a partir de 2024, que abordem questões de gênero, sexualidade ou rompam com modelos narrativos convencionais. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link na bio do Instagram do Mirante Cineclube (@mirante_cineclube).
As sessões da mostra estão marcadas para o período de 15 a 18 de outubro, no Centro Cultural Arte Pajuçara, em Maceió, com entrada franca. Este ano, pela primeira vez, a curadoria será feita exclusivamente a partir dos filmes inscritos, ampliando o alcance e a diversidade das produções exibidas.
O projeto conta com financiamento da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, via Ministério da Cultura (MinC), operacionalizado pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult).
A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, destacou a importância da mostra no cenário cultural alagoano.
“A Mostra Que Desejo representa um espaço fundamental de visibilidade e resistência para artistas LGBTQIAPN+. Apoiar esse projeto é reafirmar o compromisso do Estado com a diversidade, a liberdade de expressão e a democratização do acesso à cultura”, falou a gestora.
A curadoria da edição 2025 está a cargo de Leonardo Amorim, idealizador da mostra, da pesquisadora Carol Almeida e do cineasta Felipe André Silva, todos com atuação destacada no cinema queer nacional.
Fonte: Ascom Secult