Alagoas é o terceiro estado em número de projetos inscritos na primeira edição do Prêmio IEL de Talentos da Construção. Foram 13 trabalhos enviados por estudantes alagoanos, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro (27) e do Piauí (15). O resultado reforça a qualidade dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura oferecidos pelas instituições locais.
A iniciativa do IEL, integrante do Sistema Indústria, busca valorizar estudantes e professores que se destacam com soluções inovadoras para os desafios do setor da construção, especialmente nas áreas de sustentabilidade e mudanças climáticas. Ao todo, a edição de 2025 contabilizou 158 projetos de 84 cidades brasileiras, com participação de 250 instituições de ensino superior de 25 unidades da federação.
Em Alagoas, o bom desempenho é atribuído ao trabalho estratégico do IEL no estado, que mobilizou universidades públicas, privadas e o Sistema S. A gerente de Desenvolvimento Empresarial, Inovação e Pesquisa do IEL Alagoas, Eliana Sá, destacou o papel das parcerias institucionais para o resultado expressivo. “Esse resultado confirma a excelência das engenharias e da arquitetura de Alagoas e a força das parcerias do Sistema FIEA nas ações de inovação para superar os desafios climáticos e de sustentabilidade no setor da construção”, afirmou.
O cronograma do prêmio segue até setembro, com divulgação dos finalistas marcada para 9 de agosto e votação popular entre 10 de agosto e 16 de setembro. A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 26 de setembro, durante o Rio Construção Summit, com a presença confirmada de representantes das regionais de Alagoas, Piauí, Ceará e Santa Catarina.
Fonte: Assessoria