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14/07/2025 às 17h00

Geral

Gestão à Vista: Hospital Helvio Auto adota ferramenta digital para ampliar transparência

Iniciativa reforça compromisso com a publicidade, eficiência e o aprimoramento da gestão hospitalar

Foto: Ascom HEHA

O Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA), unidade assistencial da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), referência em doenças infectocontagiosas no estado, acaba de implementar uma nova ferramenta de gestão que reforça o compromisso da instituição com a transparência e a melhoria contínua dos serviços prestados à população. Trata-se do Gestão à Vista, um painel digital de indicadores estratégicos e operacionais do hospital, concebido pela Supervisão Geral e Gerência de Gestão Hospitalar.

A ferramenta permite a divulgação clara e acessível de dados e metas institucionais, apresentando bimestralmente os principais números que traduzem o desempenho do hospital em áreas como atendimentos, internações, exames, taxas de ocupação, tempo médio de permanência, produtividade de equipes, entre outros indicadores-chave.

Para o assessor da Supervisão Geral do HEHA, Ângelo Roncalli, a adoção do Gestão à Vista Digital representa uma evolução na forma como os resultados da unidade são compartilhados, tanto com as equipes internas quanto com a sociedade.

“A implementação do programa Gestão à Vista representa um avanço significativo na transparência e na qualidade da gestão hospitalar. Ao tornar públicos indicadores como taxa de mortalidade, ocupação de leitos e infecção hospitalar — antes restritos a reuniões técnicas — o hospital fortalece a cultura de responsabilidade compartilhada, promovendo o engajamento de todos os profissionais com os resultados assistenciais. Ferramentas como essa transformam dados em ação, promovendo uma gestão mais estratégica, participativa e alinhada com os princípios da saúde pública e da educação em saúde”, explicou o assessor Roncalli.

Os dados são oriundos das estatísticas setoriais, apresentados pelos coordenadores em reuniões que ocorrem bimestralmente e compilados para acompanhamento e divulgação. Além disso, os dados permitem aos gestores implementar melhorias assistenciais ou acompanhar o impacto de novas estratégias adotadas.

A iniciativa digital foi projetada com linguagem visual simples e objetiva, reunindo dados e apresentando em gráficos que são disponibilizados por meio de telas internas, plataformas digitais e canais institucionais nas redes sociais.

Além de facilitar o acompanhamento dos resultados, o sistema também contribui para a tomada de decisões mais ágeis e embasadas, de acordo com os números apresentados pelas equipes, promovendo desta forma, um ambiente de gestão participativa e transparente.

Este tipo de apresentação permite que os trabalhadores compreendam o impacto direto de seu trabalho nos desfechos dos pacientes, estimula melhorias contínuas e favorece uma comunicação mais clara e eficiente entre os setores. Além disso, ao divulgar essas informações à comunidade, o hospital reforça seu compromisso com a ética, a prestação de contas e o cuidado centrado no paciente.

‘‘Por sermos um hospital diferenciado na questão da especialidade, por exemplo, as recomendações gerais sobre a taxa de ocupação de leitos em hospitais de doenças infectocontagiosas giram em torno de 70% a 80%, para um cumprimento rigoroso das medidas de controle de infecção. Então esse tipo de acompanhamento torna transparente informações importantes para todas as equipes com objetivo de gerar o engajamento necessário e um alinhamento das ações para melhorias no atendimento da unidade”, comentou Alceny Pereira, gerente de gestão hospitalar.

O Helvio Auto é também um hospital escola, atuando como campo de formação prática para estudantes da área da saúde de diversas instituições de ensino de Alagoas. A implantação do Gestão à Vista fortalece os princípios da administração pública moderna, baseada em evidências, controle social e compromisso com a eficiência dos serviços.


Fonte: Ascom HEHA

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