As Unidades de Pronto Atendimento(UPAs) Benedito Bentes, Santa Lúcia e Trapiche da Barra são essenciais na prestação de serviços de urgência e emergência na Capital. Administradas pela Secretaria de Saúde de Maceió(SMS) e gerenciadas pelo Instituto de Saúde e Cidadania(Isac), juntas possuem capacidade de 77 leitos, oferecendo todo suporte e qualidade no que se refere à saúde e humanização ao paciente.
A alta procura pelos serviços nas UPAs Benedito Bentes e Trapiche da Barra demandaram da SMS uma ampliação de leitos, para melhor atender à população, tanto das regiões onde estão instaladas as unidades, quanto das adjacências.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Claydson Moura, a ampliação - realizada se fez necessária para assistir ao máximo à população, com qualidade, humanização e rapidez.
“Aqui em Maceió, os recursos públicos da saúde estão a serviço dos usuários. Queremos proporcionar a assistência adequada nas urgências e garantir a continuidade dos atendimentos. Esse ganho nos mostra o quanto se faz necessário fazer saúde pública para quem precisa", ressaltou Moura.
De acordo com Ederise Lima, coordenadora de Urgência e Emergência da SMS, em fevereiro deste ano, a SMS adquiriu mais 20 leitos e distribuiu igualmente para as duas salas amarelas das UPAs Benedito Bentes e Trapiche da Barra .
“Esse ganho só fortalece a prestação de serviços em saúde que disponibilizamos à população, pois essas mudanças são perceptíveis no dia a dia nas UPAs", destacou.
A UPA Benedito Bentes, que possuía um total de 19 leitos, atualmente conta com 29 deles - 20 na sala amarela, 5 leitos na sala vermelha e 4 na pediátrica. A unidade Trapiche da Barra também dispõe agora de 29 leitos, sendo 5 na sala vermelha, 4 na pediatria, 18 na sala amarela e 2 para isolamentos.
Referência em inovação com exames radiográficos inclusivos, a UPA Santa Lúcia está em atividade desde 2024, somando esforços à assistência em urgências e emergências no município. A unidade conta com 19 leitos, sendo 4 na sala vermelha adulto, 1 na vermelha para pediatria, 2 privativos, 4 na sala amarela pediátrica e 8 na amarela adulta.
Fonte: Nesttor Netto/Ascom SMS