Dólar com. 5.5755
IBovespa 3
19 de julho de 2025
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel 3 a 6 de setembro: MST anuncia data da 24ª Feira da Reforma Agrária em Maceió
19/07/2025 às 09h00

Geral

Dependentes químicos recuperados são capacitados pela Rede Acolhe

Qualificação profissional é oferecida pela Seprev e integra a última fase do tratamento

Mais uma turma formada por ex-acolhidos recebeu os certificados do curso de Informática Básica e estão prontos para atuar de forma profissional

O Governo de Alagoas segue promovendo a qualificação profissional de dependentes químicos que concluíram o tratamento oferecido pela Rede Acolhe. Os cursos são oferecidos pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) e fazem parte da etapa de reinserção social e produtiva desse público, cujo objetivo é capacitá-los para o mercado de trabalho e oportunizar mudança real na vida dessas pessoas.

Após a conclusão do tratamento, os dependentes químicos em recuperação continuam sendo acompanhados pelos agentes de reinserção, que realizam visitas regulares às residências e encaminham os ex-acolhidos aos serviços necessários, como acompanhamento psicológico e social, inscrição em cursos profissionalizantes e emissão de documentos, com o apoio da Casa de Direitos.

Os agentes também avaliam as habilidades e aptidões de cada pessoa recuperada, direcionando-as para os cursos oferecidos pelo Governo do Estado por meio de contrato com o Senac e o Senai, instituições de referência na formação de profissionais para o mercado de trabalho.

Na última quarta-feira (16), mais uma turma formada por ex-acolhidos e recebeu os certificados do curso de Informática Básica e estão prontos para atuar de forma profissional. Mais do que uma certificação, essa iniciativa representa o resgate da cidadania de um grupo frequentemente excluído da sociedade.

O secretário de Gestão Interna da Seprev, Fernando Holanda, destaca a importância da reinserção social para a efetiva transformação de vida deste público. “A reinserção me emociona, porque fecha o ciclo da Rede Acolhe e dá sentido a todo o nosso trabalho na Seprev, devolvendo essas pessoas ao mercado de trabalho com mais dignidade e mais oportunidades”, afirmou o secretário.

As modalidades são escolhidas de forma estratégica para que o aluno possa atuar no mercado de trabalho formal, com carteira assinada e direitos trabalhistas garantidos, ou abrir o próprio negócio como Microempreendedor Individual (MEI). Durante todo o curso, os alunos têm transporte garantido pelas vans da Seprev, recebem almoço e contam com acompanhamento psicológico e social.

O ex-acolhido Naasson Alexsandro, de 47 anos, já participou de vários cursos ofertados pela Seprev e comenta a importância da capacitação para quem deseja escrever uma nova história de vida. “Eu abracei a chance de fazer os cursos e hoje atuo profissionalmente na área da gastronomia. Sou muito grato à Rede Acolhe por todo o apoio, e ao Senac pelo aprendizado”, relatou.

O superintendente de Política Sobre Drogas da Seprev, Eduardo Ferreira, ressalta a expertise do Governo de Alagoas e a atenção priorizada do governador Paulo Dantas ao público mais vulnerável. “Sabemos que estamos no caminho certo mantendo essas parcerias com o Sistema S e permitindo que o dependente químico recuperado possa exercer uma profissão. Aos acolhidos, reforço: não desistam, pois temos um grande propósito junto com vocês”, pontuou o superintendente.


Fonte: Ascom Seprev

Todos os direitos reservados
- 2009-2025 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]