A caravana de enfrentamento ao assédio moral, promovida pela Controladoria-Geral do Estado (CGE), avançou para a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), à Secretaria de Estado do Turismo (Setur), à Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Comércio, Indústria e Serviços (Sedics) e à Secretaria da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti).
Durante as visitas, os servidores recebem orientações sobre o que caracteriza o assédio moral no ambiente de trabalho, suas causas, consequências e formas de identificação. A ação apresenta exemplos práticos de condutas abusivas, como o isolamento de colegas, a retirada injustificada de funções, ameaças recorrentes e a disseminação de boatos.
A iniciativa também esclarece comportamentos que não configuram assédio, como a cobrança por resultados e o exercício do poder de gestão, desde que conduzidos com respeito e dentro dos limites da legalidade e da finalidade institucional.
Outro ponto de destaque é o papel da Ouvidoria como ferramenta de enfrentamento ao assédio. Os servidores são orientados sobre como registrar denúncias de forma identificada ou anônima pelo sistema [e-OUV] (https://e-ouv.al.gov.br), que garante sigilo, escuta empática e acompanhamento das providências, sem risco de retaliação.
“Reforçamos o que é o assédio, seus impactos e como a Ouvidoria está pronta para acolher e encaminhar as denúncias com segurança e transparência”, destacou Fabrícia Montenegro, assessora de controle interno da Superintendência de Ouvidoria e Transparência (SUOT).
Com essas secretárias, somente neste mês, a caravana passou por oito órgãos estaduais, atingindo centenas de servidores e reforçando o compromisso do Governo de Alagoas com a dignidade no serviço público e o combate firme a qualquer forma de assédio.
Fonte: Ascom CGE