No Dia Internacional da Juventude, celebrado nesta terça-feira (12), a Prefeitura de Maceió presta mais do que uma homenagem a este público. Com a criação da Secretaria Extraordinária da Juventude e Lazer (SEJL), por iniciativa do prefeito JHC, o município criou pela primeira vez, políticas públicas direcionadas ao segmento com a capacitação de mais de seis mil pessoas pelo programa Emprega Jovem.
Em 2025, um marco importante foi alcançado com a 11ª edição do programa, cuja iniciativa promove a qualificação profissional, incentiva o empreendedorismo e ainda transforma a vida de milhares de jovens residentes na capital alagoana.
Criado com o objetivo de multiplicar políticas públicas voltadas à geração de emprego e renda, o programa tem como foco principal a formação de jovens com a promoção de cursos profissionalizantes gratuitos, com destaque para a oferta de conteúdos alinhados às demandas do mercado local.
As qualificações são oferecidas em parceria com o Senai Alagoas, reforçando a qualidade e a credibilidade do ensino técnico para a juventude. Os participantes também recebem de graça a condução para o deslocamento até as aulas que são presenciais.
Entre as capacitações disponíveis estão os cursos de mecânico de máquinas industriais, eletricista de automóveis, auxiliar de operações logísticas, mecânico de motores ciclo Otto, assistente administrativo, assistente de recursos humanos, operador de computador, confeiteiro e costureiro industrial.
A secretária de Juventude e Lazer, Sabrina Cordeiro, destaca o impacto social da iniciativa. “O Emprega Jovem é uma porta de entrada para muitos talentos que só precisam de uma oportunidade para se desenvolver. Ao capacitarmos esses jovens, especialmente os que vivem em situação de vulnerabilidade, estamos não só preparando profissionais para o mercado, mas também promovendo dignidade, autoestima e esperança. O programa transforma vidas”, afirma.
O programa também atua como ferramenta de inclusão social, especialmente para jovens que enfrentam barreiras de acesso ao mercado formal de trabalho. Ao combinar qualificação e incentivo ao empreendedorismo, a Prefeitura de Maceió fomenta o desenvolvimento econômico e social de forma ampla e estruturada.
O Emprega Jovem reforça o compromisso da gestão municipal com a juventude e consolida Maceió como referência na construção de políticas públicas voltadas à empregabilidade.
Fonte: Assessoria