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13/08/2025 às 14h00

Geral

Governo lança Portal da Transparência de Agendamento das Centrais Já!

O sistema tem o objetivo de melhorar a confiança e experiência do cidadão com o agendamento nas unidades

Portal garantirá mais transparência à população sobre os processos referentes às unidades Já!

Nesta quarta-feira, 13, o Portal de Transparência de Agendamento Já! está sendo lançado pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) e pode ser acessado através do endereço https://ja.al.gov.br/transparencia

O portal disponibiliza informações em tempo real sobre o processo de agendamento para emissão da Carteira de Identidade nas Centrais Já! de todo o Estado. A iniciativa garante que o cidadão possa consultar dados como a data de realização do agendamento, o dia do atendimento, a unidade de destino e até mesmo o número total de agendamentos efetuados diariamente. Também há a possibilidade de verificar agendamentos cancelados, aumentando ainda mais a precisão e a transparência das informações.

“O Projeto Transparência Já! é um avanço na modernização e democratização dos serviços públicos, aumentando a confiança da população no processo de emissão do CIN. Através dessa plataforma visamos equilibrar a transparência com privacidade e garantir que a ferramenta seja eficiente e acessível”, ressalta João Claudino, superintendente de Atendimento ao Cidadão, responsável pelas unidades Já!

O acesso aos dados do portal é feito mediante login no site e segue as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), preservando as informações individuais dos usuários, enquanto fortalece princípios de transparência ativa e eficiência na gestão pública.

O novo sistema busca evitar dúvidas e desconfianças sobre a disponibilidade de vagas, permitindo que o cidadão acompanhe sua posição no atendimento e contribua para uma gestão mais organizada dos serviços.

Entre os resultados esperados com o sistema, estão o aumento da credibilidade do agendamento, a melhoria da previsibilidade nos atendimentos e o fortalecimento da confiança da população nas instituições públicas.

“Essa iniciativa é parte de um conjunto de boas práticas que vêm sendo implementadas para combater fraudes, impedir o uso de bots e evitar dados duplicados de agendamentos. Com interface intuitiva e de fácil navegação, o portal aproxima o governo da sociedade, fortalecendo a confiança e garantindo que as vagas sejam utilizadas por quem realmente precisa”, explica Davi Juvi, superintendente de Tecnologia da Informação, responsável pela elaboração do portal.


Fonte: Ascom Seplag

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