A contagem regressiva para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já começou e, a pouco mais de dois meses das provas, os estudantes da rede estadual recebem um reforço especial. Na última sexta-feira (22), os alunos da Escola Estadual Onélia Campelo, de Maceió, e Santos Dumont, de Rio Largo, participaram de mais um aulão presencial promovido pelo programa Foca o Enem, no novo Observatório da Rede de Inovação para a Educação Híbrida (RIEH) localizado na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) no Campus A.C. Simões.
Segundo Danielly Verçosa, gerente de Exames para o Ensino Médio da Seduc, os encontros têm sido estratégicos para consolidar o aprendizado.
“Todas as equipes pedagógicas das escolas estão focadas no Enem e no Saeb. Nós, de forma complementar, promovemos momentos de revisão e estratégias de resolução de questões, aprofundando os conhecimentos e engajando os alunos nessa reta final”, explicou.
Preparação
A manhã foi marcada por aulas de diferentes áreas do conhecimento, bate-papo com ex-estudantes da rede pública e uma palestra motivacional para fortalecer a confiança dos jovens que encaram o desafio das provas do Enem e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Os estudantes assistiram aulas de História, Matemática, Geografia e também participaram de uma conversa motivacional. O professor de Física, Ramilton Batinga, foi um dos responsáveis por conduzir os conteúdos.
Entre os alunos presentes estava Júlia Evelyn, da Onélia Campelo, que destacou a importância dessa preparação diferenciada. “Foi tudo perfeito, muito divertido e dinâmico. É muito bom estudar de um jeito diferente, com bastante prática. Isso facilita muito, porque deixa o aprendizado mais descontraído”, contou.
Com o sonho de cursar Arquitetura e Design de Interiores, Júlia também reforçou a importância dos aulões para a rotina de estudos. “Eu costumo estudar bastante com exercícios e videoaulas, mas, desse jeito aqui, a gente aprende mais fácil. Isso ajuda muito na preparação para o Enem”, disse a estudante.
E a programação não parou por aí, no turno da tarde, foi a vez dos estudantes da Escola Estadual Santos Dumont, de Rio Largo, participarem da experiência, reunindo 120 jovens em mais um aulão do Foca o Enem.
Inscrição
Alagoas foi o estado brasileiro com o segundo maior percentual de estudantes do ensino médio da rede pública inscritos na edição 2025 do Enem. Segundo dados do Ministério da Educação (MEC), o estado teve 29.299 estudantes concluintes da Rede Pública inscritos no exame, o que representa um percentual de 92,84% do total de matriculados na 3ª ou 4ª séries do ensino médio matriculados na rede estadual e no Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Alagoas ficou atrás apenas do Ceará, estado que registrou 96,87% dos seus concluintes da Rede Pública inscritos no Enem.
Ainda de acordo com o ministério e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) – órgão responsável pela aplicação do Enem -, ao todo, Alagoas contabilizou 96.488 inscritos no exame, dos quais 69.410 são isentos da taxa de inscrição (candidatos oriundos da rede pública ou bolsistas na rede privada, concluintes ou não) e 27.078 são pagantes.
Rede estadual
A rede estadual de Ensino alcançou um marco histórico, com a inscrição de 95,51% dos seus estudantes concluintes no Enem 2025. De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), 29.373 estudantes concluintes foram inscritos no exame. O número é maior que o levantamento divulgado pelo MEC porque também contabiliza os concluintes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do ensino médio. Quando incluídos também os estudantes treineiros – que não concluirão o ensino médio em 2025 -, o número de inscritos sobe para 34.754. O resultado expressivo é reflexo direto de uma grande mobilização conduzida pelas escolas, pelas Gerências Especiais de Educação (GEEs), equipes gestoras, professores mentores e estudantes monitores no âmbito dos Programas Foca o Enem e Professor Mentor/Meu Projeto de Vida.
Fonte: Ascom Seduc