O Instituto Equatorial, em parceria com a Fundação Roberto Marinho, por meio da co.liga, escola digital e gratuita de cultura, tecnologia e economia criativa, está com inscrições abertas para o Edital Ecoar, que oferece formação e experiência prática na elaboração de projetos criativos. A iniciativa é voltada para jovens e adultos de 18 a 59 anos e contempla o estado de Alagoas, além de outras regiões onde o grupo também atua. As inscrições tiveram início no último dia (19), por meio do site https://coliga.digital/, e seguem abertas até o dia 14 de setembro.
O edital tem como proposta promover o desenvolvimento de saberes para a criação de projetos criativos, valorizando identidades e vocações locais. A elaboração e escrita de projetos criativos exige competências de planejamento, organização e clareza na comunicação, aliadas a repertório cultural, criatividade e visão estratégica. Inclui habilidades para estruturar ideias, definir objetivos, elaborar orçamentos e narrativas de impacto, com sensibilidade social e capacidade de mobilizar parcerias.
"Acreditamos que oportunidades mudam histórias. A parceria com a Fundação Roberto Marinho, por meio da co.liga, reforça nosso compromisso com a inclusão produtiva e o fortalecimento das capacidades locais. Ao conectar jovens e adultos a novas formas de aprender e gerar renda, abrimos caminhos para transformar realidades. Essa iniciativa fortalece nossa atuação baseada em desenvolvimento social, educação e sustentabilidade, com impacto duradouro nos territórios onde estamos presentes",afirmou Janaina Ali, coordenadora do Instituto Equatorial.
Ao longo de três ciclos de formação, os participantes desenvolverão seus projetos até a etapa final, que premiará os três melhores de cada estado, um total de 21 iniciativas reconhecidas no país. Na primeira fase, todos os inscritos participarão de uma formação digital e gratuita da co.liga, abordando direitos e democratização da cultura, comunicação antirracista e escrita de projetos culturais. Para seguir para a próxima etapa, os candidatos devem apresentar um pré-projeto de intervenção cultural, e 30 propostas por estado serão selecionadas.
Na etapa seguinte, os 210 participantes selecionados receberão bolsas de incentivo e mentorias especializadas para desenvolver e finalizar seus projetos, além de acesso ao curso Gerenciando Negócios na Economia Criativa, que oferece ferramentas práticas de gestão voltadas aos segmentos da economia criativa. A iniciativa prepara os participantes para atuar de forma autônoma e conectada às dinâmicas culturais e econômicas de seus territórios.
Ao final da segunda fase, a expectativa é que os participantes tenham seus projetos culturais concluídos. Uma banca avaliadora selecionará os três melhores projetos de cada estado, totalizando 21 iniciativas vencedoras. Os autores e autoras receberão premiação em dinheiro e participarão do evento de encerramento do projeto, que será um momento de celebração e apresentação pública dos resultados da formação.
Com ações previstas de agosto de 2025 a fevereiro de 2026, a iniciativa também tem como meta ampliar o número de alunos na co.liga, fortalecendo a presença da escola nos sete territórios. Pessoas negras, indígenas, mulheres e integrantes da comunidade LGBTQIAPN+ terão prioridade no processo seletivo, reafirmando o compromisso do projeto com a diversidade e a inclusão produtiva.
"A parceria com o Instituto Equatorial é fundamental para a co.liga porque nos permite atuar de forma mais focalizada nos territórios em que o Instituto também está presente. Acreditamos que os projetos criativos são uma porta de entrada importante para quem quer atuar no campo da cultura", avalia Alzira Silva, supervisora de inclusão produtiva da Fundação Roberto Marinho.
Segundo ela, essa parceria foi determinante para a definição do escopo do edital, que tem como propósito fortalecer as habilidades e competências de pessoas interessadas em desenvolver projetos criativos nos sete estados onde a Equatorial atua, valorizando o protagonismo local e incentivando a criação de iniciativas conectadas com seus territórios.
O processo formativo contará com a participação de organizações parceiras locais, como Instituto Arteiros (AL), Gira Mundo (AP), Casa de Cultura da Juventude de Goiás (GO), Instituto de Estudos Sociais e Terapias Integrativas (MA), Instituto Território das Artes (PA), Instituto Avante da Juventude (PI) e Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul (RS).
Calendário do edital:
Inscrições: 19 de agosto a 14 de setembro de 2025
Formação da 1ª fase: 17 de setembro a 10 de novembro de 2025
Envio dos pré-projetos: 24 de novembro a 14 de dezembro de 2025
Formação da 2ª fase: 5 a 23 de janeiro de 2026
Envio dos projetos finalizados: 26 de janeiro a 8 de fevereiro de 2026
Resultado: 23 de fevereiro de 2026
Outras informações estarão disponíveis no site da co.liga: https://coliga.digital/
Fonte: Assessoria de Imprensa da Equatorial Alagoas