27 de agosto de 2025
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Trânsito no Jaraguá será modificado para evento religioso na quinta (28)
27/08/2025 às 15h45

Geral

Agosto Lilás chega à reta final com pintura simbólica e revitalização da Praça Maria Onça

Campanha de conscientização contra a violência à mulher deixa como legado pintura na caixa d’água da comunidade

Pintura conscientiza moradores do Conjunto Primeiro de Junho. - Emanuella Lima/ Ascom Seminfra

Durante o mês de agosto, a Praça Maria Onça, no Conjunto Primeiro de Junho, no bairro do Benedito Bentes, ganhou cores, vida e significado. Como parte da Campanha Agosto Lilás — mobilização nacional de enfrentamento à violência contra a mulher — uma pintura temática transformou a caixa d’água central da comunidade em um instrumento de conscientização e informação.

A ação é fruto da parceria entre o programa Brota na Grota, coordenado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), e a Secretaria da Mulher, da Pessoa com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc). Além da intervenção artística, a praça está sendo requalificada com novos espaços de convivência, quadra poliesportiva, iluminação e áreas de lazer, promovendo inclusão social e qualidade de vida.

Para o administrador do Brota na Grota na Seminfra, Fábio Cabral, a iniciativa representa mais do que uma obra urbana. “Essa pintura é mais do que uma intervenção visual, ela é uma forma de levar informação para dentro da comunidade. Muitas mulheres não têm acesso a campanhas educativas ou não se sentem seguras para buscar ajuda e ações como essa têm o poder de abrir caminhos”, destacou.

A comunidade celebra a transformação. “Com as obras que a prefeitura fez, agora estamos mais felizes. As pessoas que moram aqui vão ter um espaço para brincar, além dessa pintura linda que traz conscientização", afirmou Maria José, moradora há mais de 20 anos.

A campanha Agosto Lilás, criada em 2006 em alusão a Lei Maria da Penha, reforça a importância da denúncia e do enfrentamento à violência doméstica e familiar. Em Alagoas, apenas no primeiro semestre de 2025, mais de sete mil casos de violência contra a mulher foram registrados, evidenciando a urgência de campanhas educativas.

Se você sofre ou presenciou alguma situação de violência contra a mulher, denuncie. Ligue 180. A ligação é gratuita, anônima e funciona 24 horas por dia em todo o Brasil.


Fonte: Ascom Seminfra

Todos os direitos reservados
- 2009-2025 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]