Com o objetivo de intensificar os debates em torno da conscientização e prevenção do suicídio, a Secretaria de Saúde de Maceió, por meio da Coordenação Técnica da Rede de Atenção Psicossocial, promovem durante todo o mês, a campanha Setembro Amarelo.
Este ano, a iniciativa tem como tema “Cada passo é um ato de cuidado” e mobiliza toda a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), Unidades de Saúde, Centros de Atenção Psicossocial (Caps), escolas e Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) em torno do tema, reconhecendo seu papel na rede de apoio emocional.
De acordo com Roseane Farias, coordenadora técnica de Atenção Psicossocial de Maceió, a campanha de 2025, que acontece durante todo o mês de setembro, busca trazer maior visibilidade para um contexto cada vez mais presente na sociedade, porém, ainda pouco compreendido pela população.
“Com nossas ações, buscamos levar informações sobre a temática para os maceioenses e também capacitar nossos profissionais e participantes das ações sobre a correta identificação do sofrimento psíquico, seja neles mesmos ou em pessoas próximas. As estratégias têm como objetivo reforçar a importância do diálogo e do debate da questão, além da promoção do acolhimento a quem está em sofrimento psíquico”, destaca.
A programação inclui momentos de capacitação para profissionais de saúde, mobilização comunitária e ações culturais abertas à população. Entre os destaques estão:
8 de setembro – Abertura oficial da campanha (Dia D) com mobilização nas Unidades de Saúde;
11 de setembro – Capacitação para agentes comunitários de saúde sobre manejo do comportamento suicida;
26 de setembro – Roda de Samba pela Vida, no Centro de Maceió, das 16h às 20h, com apresentações de grupos locais, varal da vida, microfone aberto e expressões artísticas de usuários e trabalhadores;
O encerramento da campanha acontecerá na orla com atividades de promoção à saúde, orientações, aferições, testes rápidos, feira solidária e apresentação cultural.
Fonte: Ascom SMS