05 de setembro de 2025
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Ceará decreta situação de emergência por tarifaço e amplia mitigação
03/09/2025 às 16h30

Geral

Primavera traz desafios para quem sofre de doenças respiratórias

Pneumologista orienta sobre cuidados para chegada da estação que conta ainda com fuligem da safra de cana

Divulgação

A primavera é conhecida por suas flores, cores vibrantes e dias mais agradáveis. No entanto, para pessoas com problemas respiratórios a estação representa um período de atenção redobrada. Apesar do início em 22 de setembro, meteorologicamente a mudança já acontece. Com isso, o tempo fica mais quente e úmido, alterando a qualidade do ar e aumentando a presença de pólen. E aqui em Alagoas com um ingrediente a mais: a fuligem do corte da cana-de-açúcar.

Segundo a pneumologista infantil Rita Silva, a primavera traz benefícios, mas também cuidados essenciais. "É uma estação linda, que estimula atividades ao ar livre e melhora o humor. No entanto, para quem tem asma, rinite ou bronquite, a concentração de pólen e ácaros pode agravar crises respiratórias, sem esquecermos das queimadas que ainda acontecem no corte e na queimada da cana", alertou.

De acordo com Rita Silva, é fundamental manter a casa limpa e arejada, evitar tapetes e cortinas que acumulam poeira, e não esquecer da hidratação. “Com o início da safra da cana, a fuligem termina viajando pelo vento e chega até muitas casas, inclusive, em Maceió. É preciso atenção e limpeza constante. Para as crianças, atenção especial: sempre ter a medicação prescrita pelo médico à mão", recomendou.

Além disso, é importante evitar passeios em locais com alta concentração de flores e gramados nos horários de maior liberação de pólen, geralmente pela manhã. "Outra dica é lavar bem roupas e cabelos após passeios ao ar livre, pois o pólen se acumula facilmente", acrescentou a pneumologista.

"Com acompanhamento médico e prevenção, as crianças e adultos com problemas respiratórios podem aproveitar a estação com qualidade de vida. O segredo é conhecer os gatilhos e manter o tratamento em dia", finalizou Rita Silva.


Fonte: Gratta Comunicação

Todos os direitos reservados
- 2009-2025 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]