Diretores escolares, professores, coordenadores pedagógicos e técnicos da rede pública municipal de ensino participaram, nesta quarta-feira (3), da abertura do evento formativo "Alfabetiza Maceió: Compromisso com a alfabetização na idade certa”, realizado na Uninassau.
A iniciativa, promovida pela Secretaria de Educação de Maceió (Semed), em parceria com a Fundepes e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), tem como objetivo fortalecer as ações de alfabetização das crianças na capital alagoana.
O evento traz como proposta promover trocas de experiências entre os professores, com palestras e oficinas práticas para aprofundar debates sobre o currículo e habilidades essenciais para a continuidade da aprendizagem.
O programa Alfabetiza Maceió se consolidou como uma ação estratégica da Semed para garantir a alfabetização na idade certa, conforme previsto no Plano Municipal de Educação.
Segundo a subsecretária de Gestão Pedagógica, Tânia Almeida, o programa combina formação de professores, coordenadores e diretores escolares com práticas diretas em sala de aula, promovendo um aprendizado mais efetivo.
A mesa de abertura contou com a presença da subsecretária de Gestão Pedagógica; do coordenador-técnico de Formação Continuada, Ricardo Almeida; da coordenadora-técnica do Ensino Fundamental e representante local do programa Alfabetiza Maceió, Ana Márcia Cardoso; da coordenadora da Educação Infantil, Thainy Kléia; além da participação da representante do programa Pro-LEEI, Renata Maynart; e da articuladora do Compromisso Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, Mayara Cardoso.
“Todos ganham”
Tânia Almeida destacou que o programa começou com outras iniciativas em parceria com a Fundação Lemann e, atualmente, conta com o apoio do Instituto Ayrton Senna e do Pro-LEEI, programa nacional voltado à alfabetização.
“Maceió ganha com isso, nossos estudantes ganham, e o processo de alfabetização se consolida para além da leitura, avançando para o letramento de fato”, frisou.
A subsecretária de Gestão Pedagógica ainda ressaltou que a rede pública municipal de ensino busca ampliar parcerias, contemplando a alfabetização de crianças, jovens e adultos.
“A gente tem procurado crescer em Maceió, alfabetizando nossas crianças, mas também jovens e adultos que ainda não tiveram acesso à educação básica”, completou.
O professor e coordenador da Formação Continuada da Semed, Ricardo Marcel, enfatizou a relevância do evento como espaço de reflexão sobre a alfabetização e a transição entre a Educação Infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental.
“É um grande evento, no qual vamos refletir sobre a importância da formação dos profissionais e o que significa a criança estar alfabetizada na idade certa. Também vamos tratar do currículo da Educação Infantil e dos anos iniciais, para que os professores compreendam melhor as etapas e se integrem nesse processo. Essa troca é fundamental para fortalecer a prática pedagógica e garantir avanços na aprendizagem”, pontuou.
A coordenadora do Ensino Fundamental da Semed, Ana Márcia Cardoso, ressaltou que o Alfabetiza Maceió, criado em 2021, está em seu quinto ano de execução.
Segundo ela, o programa reúne diversas ações para fortalecer a alfabetização dos estudantes do 1º ao 5º anos, incluindo avaliações de fluência, da base alfabética e da escrita, além do acompanhamento de desempenho em língua portuguesa e matemática, especialmente nos anos das provas do Saveal e do Saeb.
Materiais complementares, como Palavra Rendada e Criança Alfabetizada, e formações específicas para professores também fazem parte do programa, garantindo intervenções em sala e acompanhamento técnico da Semed.
A coordenadora pedagógica do Cmei Monsenhor Luiz Barbosa, Maria de Lourdes, participou do evento e frisou a relevância da iniciativa.
“É uma oportunidade única participar desse encontro que promove reflexões sobre a Educação Infantil e os anos iniciais. Quero parabenizar o secretário Rogério, o prefeito de Maceió, JHC, e a parceria com a Fundepes, que possibilitou a realização de um evento tão importante para a nossa rede”, celebrou.
O evento prossegue nesta quinta-feira (4) com ações formativas voltadas para os professores da Educação Infantil (1° e 2° períodos) e do Ensino Fundamental (1º e 2º anos).
Fonte: Janaina Farias e Lane Goes/ Ascom Semed