O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), instituiu a obrigatoriedade de certificação na Trilha Formativa de Desenvolvimento de Lideranças para todos os ocupantes de cargos de liderança da administração direta e indireta do Estado, como superintendentes, gerentes e secretários.
A instituição da obrigatoriedade da trilha consta no Diário Oficial do Estado da última sexta-feira (5) e faz parte do Programa de Desenvolvimento de Lideranças, feito com base no mapeamento de competências para lideranças elaborado pela Superintendência de Gestão de Pessoas, da Seplag, em parceria com o Instituto Motriz.
Os cursos serão ofertados pela Escola de Governo de Alagoas (Egal) e têm o objetivo de desenvolver competências técnicas e comportamentais essenciais para a alta gestão pública. O programa é composto por módulos presenciais e on-line que abordam temas como gestão de pessoas, inteligência emocional, diversidade e inclusão e inovação no setor público.
Com carga horária variada de acordo com o cargo, a formação pretende melhorar a eficiência e efetividade dos serviços públicos, aprimorar as capacidades de liderança e tomadas de decisão e promover um ambiente de trabalho mais inclusivo, estratégico e inovador.
“O lançamento da segunda edição da Trilha de Liderança representa um passo essencial para fortalecer nossas lideranças e preparar a gestão pública para os desafios atuais. Ao reunir temas estratégicos reforçamos o compromisso com a formação de líderes mais humanos, preparados e capazes de transformar realidades. Cada módulo é uma oportunidade de crescimento pessoal e coletivo, consolidando competências que refletem diretamente na entrega de melhores serviços e no fortalecimento da nossa instituição”, afirma a superintendente da Egal, Emmanuelle Trindade.
A medida está em vigor desde o dia 4 de setembro e as inscrições para a trilha formativa podem ser realizadas através do site capacitacao.al.gov.br. O início das atividades está previsto para outubro de 2025, com módulos presenciais e encontros virtuais transmitidos ao vivo, a data-limite de conclusão da trilha é até o dia 17 de novembro deste ano.
Fonte: Agência Alagoas