O SECOMPS é um espaço de luta e reflexão sobre a importância da comunicação nas práticas políticas e sindicais, diz a Professora Thainá Martiniano, idealizadora do evento,
Nos dias 23 e 24 de setembro, o curso de Relações Públicas da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) irá realizar a primeira edição do Seminário de Comunicação Política e Sindical (SECOMPS) com o tema “Defender a universidade federal é defender a soberania nacional”. O evento conta com certificado de 25h e as inscrições podem ser feitas pelo Link (disponível no Sigaa).
A programação inclui mesas-redondas, oficinas e rodas de conversa acerca da comunicação sindical, defesa da universidade pública e soberania nacional. O evento irá acontecer no dia 23 de setembro no Auditório Vera Rocha, no ICF, a partir das 14h; e no dia 24, no Bloco de Comunicação Social (COS), também às 14h. O seminário é voltado para professores, pesquisadores, estudantes e trabalhadores sindicalizados.
Confira a programação do SECOMPS
A idealizadora do evento e Professora substituta do curso de Relações Públicas da Ufal, Thainá Martiniano, afirma que o SECOMPS é um espaço de luta e reflexão sobre a importância da comunicação nas práticas políticas e sindicais: “Diante dos constantes ataques à democracia brasileira, é urgente pensarmos em uma comunicação popular, democrática e comprometida com a transformação social, capaz de fortalecer a soberania nacional e dar voz a todas as camadas da classe trabalhadora e do povo brasileiro.”
No primeiro dia de evento (23), a programação terá início às 14h, no Auditório Vera Rocha, com a Mesa 1 e Roda de Conversa sobre “Taxação dos super-ricos e a defesa da universidade pública: Recomposição orçamentária e desafios atuais da luta sindical docente”. Participam como convidados o Professor Dr. Aroldo Félix de Azevedo Junior (UFRB, Diretor do Andes Regional Nordeste III) e o Professor Dr. Jailton Lira (Cedu, Presidente da Adufal), com mediação da Profa. Dra. Emanuelle Rodrigues (Andes, Ufal). A mesa se estenderá até às 17h.
Helena Martins é doutora pela Universidade de Brasília (UnB) com passagem pela Universidade de Lisboa. Seus temas de referência vão de Economia Política da Comunicação à mudanças tecnológicas e sociedade.
À noite, das 19h às 21h, também no Auditório Vera Rocha, acontece a Mesa 2, intitulada “Comunicação sindical e o combate à desinformação”. A convidada é a Profa. Dra. Helena Martins, Diretora do Andes Regional Nordeste I. Atualmente, é professora do curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFC. A mediação será conduzida pela professora Thainá Martiniano.
Já no segundo e último dia (25), a programação segue com a Oficina de Fanzine, ministrada pela professora da Ufal Dra. Laura Pimenta, das 14h às 17h, no COS. Encerrando o dia, das 19h às 21h, ocorre a atividade “Comunicação política digital: a atuação do MST nas redes sociais”, ministrada por Gustavo Marinho, jornalista e comunicador do MST - AL.
A inscrição é individual e pode ser realizada a partir de hoje no Sigaa, plataforma da Ufal. No caso do participante não ter acesso à plataforma, uma lista de presença vai estar disponível nos dias de evento. Em caso de dúvida, a assessoria do evento responde pelo e-mail: [email protected]
O SECOMPS é fruto da disciplina de Comunicação Sindical em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) e o Grupo de Pesquisa Baleia - Laboratório de Estudos em Comunicação, Organizações e Narrativas do Capitalismo. Este evento integra o calendário de ações extensionistas da Ufal.
Inscrições: http://sigaa.sig.ufal.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/12283
Instagram: @secomps.ufal
Assessoria do evento: [email protected]
Fonte: Assessoria